As novas representantes da mulher gaúcha no tradicionalismo serão conhecidas neste sábado, 18, em Lajeado, no Vale do Taquari. O evento, que teve início na noite de quinta-feira, 16, está sendo disputado por 74 concorrentes, oriundas das 30 regiões tradicionalistas do estado, divididas nas modalidades mirim, juvenil e adulta.

O evento é uma iniciativa da Fundação Cultural Gaúcha – Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e espera atrair um público estimado de quatro mil pessoas. Criada no ano de 1970, a Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul chega a sua 49ª edição, que anualmente escolhe as representantes da juventude tradicionalista e da figura da mulher gaúcha.

A 11ª Região Tradicionalista vai estar representada nas três categorias: Amanda Bissani Tonial, do CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, na categoria Mirim, Táila Bergamin Kemerich, do CTG Pousada dos Carreteiros de Cotiporã, na categoria Juvenil e Janine Panno, representante do CTG Sentinela da Serra, de Garibaldi, na categoria Adulta.

Diferentemente dos concursos de misses, a beleza física não é o principal quesito. Para almejar a tão sonhada faixa de couro, o trabalho inicia ainda dentro do galpão de um CTG, quando as meninas e moças são escolhidas para representarem a sua entidade-mãe. Em seguida, acontecem as Cirandas Regionais e a escolha das prendas de cada Região Tradicionalista. As prendas candidatas passam por um longo período de preparação. Após a eleição dentro da Região Tradicionalista, a prenda inicia um período de estudos e ações sociais que são avaliadas na Ciranda.

Ao passarem por esta etapa, as candidatas seguem para a última fase: a Ciranda Estadual. Neste concurso, as participantes realizam provas orais, escritas, artísticas e poderão contemplar, também, com mostras folclóricas.

Neste ano, o resultado das provas com a revelação das eleitas será apresentado durante fandango com o Grupo Alma Crioula no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado, na noite de 18 de maio.

Programação Oficial do Concurso: