Moradores do Bairro São João e arredores reuniram-se a fim de tratar sobre a efetiva abertura da Unidade de Saúde do Bairro, inaugurada em 9 de novembro. A pedido das moradoras do bairro, Anaci Soliman e Ivânia da Silva, o encontro teve por objetivo explanar aos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) as dificuldades encontradas pelos usuários da mesma.

O local, uma sala com 124m² no Estádio Esportivo Montanha dos Vinhedos, com acesso pela Rua Julieta Sassi Dreher, conforme os moradores, precisaria funcionar oito horas por dia, de segunda a sexta. “Esta era a expectativa de todos, quando nos foi “vendida” a ideia de uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, ressaltou Anaci. Até então, o Bairro São João, que conta com cerca de mil famílias, recebia nas quartas à tarde apenas a Unidade Móvel.

Foto: Mônica Rachele

Conforme os participantes da reunião, há pelo menos três anos a obra vinha sendo articulada. “Temos muitos idosos neste bairro e arredores. A necessidade desta unidade era grande. A Móvel não supria mais. Nos entregaram esta obra, mas de que adiantou, se só funciona, e mal, na segunda de manhã e na quinta de tarde?”, questionou a líder comunitária.

Os representantes da SMS, secretário adjunto Gilberto Souza Jr., coordenador médico, Marco Antônio Ebert e coordenador de Saúde Mental, Maurice Bouvary, ouviram atentamente os anseios e as preocupações dos moradores, que reclamaram de forma contundente do atendimento na recepção, da falta de um enfermeiro e de um técnico em enfermagem, da distribuição de apenas 10 senhas e da reserva de duas para casos urgentes, entre outros assuntos. “O que mais nos chama a atenção é que o ônibus (Unidade Móvel de Saúde) vem até aqui, estaciona, descem os funcionários, descarregam os papeis e medicamentos, atendem as pessoas e depois carregam tudo de volta e levam embora. O veículo fica estacionado aí na frente. Não poderia estar atendendo outros lugares?”, disse, demonstrando indignação, a moradora do Bairro, Ivânia da Silva.

Além disso, os participantes questionaram o fato de que o atendimento foi ampliado em apenas um turno, ao passo que está abrangendo quatro bairros: São João, Vinhedos, Caminhos da Eulália e Loteamento Paim.
Outro ponto que chamou a atenção é de que, mesmo com o horário marcado, que precisa ser feito apenas de forma presencial, os pacientes precisam chegar quando a Unidade abre, para não perder a vez e passar para o fim da fila, segundo a moradora Geltrude Penso.

As demandas foram todas anotadas pelos representantes da SMS. Finalizando o encontro, o coordenador médico ressaltou que em todas as Unidades o atendimento é realizado com a distribuição de 12 fichas, com mais três de reserva para casos que possam surgir no dia. “Para aumentar a produção aqui, o encaminhamento que vamos dar é o aumento no número de turnos com médico. Agora, a presença administrativa, de enfermeiro e técnico em enfermagem, isso nós pretendemos trabalhar para deixar em turno integral, os cinco dias da semana”, afirmou.