O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou que pretende finalizar até o fim deste mês a análise da documentação apresentada pela Vereda Engenharia, empresa vencedora da licitação para a construção da nova Ponte de Santa Bárbara. Com a aprovação dos documentos, a expectativa é que as obras tenham início no próximo mês.
A nova estrutura será erguida na ERS-431, substituindo a ponte destruída pela enchente do Rio Taquari em setembro de 2023. Através dela, será restabelecida a conexão entre Bento Gonçalves, Santa Tereza e São Valentim do Sul. Desde a tragédia, a população tem enfrentado dificuldades na mobilidade, precisando utilizar uma balsa para a travessia.

O investimento total para a obra é de R$31,3 milhões, sendo R$24,4 milhões provenientes do governo federal e R$6,9 milhões do Estado. A construção será realizada pelo Regime de Contratação Integrada (RCI), que inclui o desenvolvimento do projeto e a execução da obra. A nova ponte terá 320 metros de extensão, 51m a mais que a anterior, e será projetada para suportar um maior volume de carga, garantindo mais segurança e durabilidade.
Desafios da travessia
Até que a obra seja concluída, a travessia segue sendo feita por meio de uma balsa, que opera diariamente das 6h às 23h. A embarcação comporta até 15 veículos leves por viagem, mas a alternativa, embora funcional, impõe desafios para motoristas e moradores que dependem da rota.
Daniel Borlini, professor de química de Caxias do Sul, utiliza a balsa duas vezes por semana e comenta a expectativa pela nova ponte. “Desde que ela caiu, em setembro de 2023, minha esperança é que a comunidade consiga ver a obra concluída rapidamente. O serviço da balsa é satisfatório, mas o problema é o tempo de espera, que pode chegar a duas horas e meia em horários de pico”, relata.

Impacto econômico e social
Para os comerciantes da região, a ausência da ponte trouxe prejuízos significativos. Lucas Ribeiro Galdino, funcionário de um bar próximo ao rio, relembra os desafios enfrentados. “Nos primeiros dias após a queda, ficamos ilhados. O movimento comercial morreu 100%. Tivemos que manter o negócio mesmo sem luz e água potável”, conta. Ele acrescenta que a balsa amenizou um pouco a situação, mas a construção da ponte será essencial para a retomada econômica da região. “Com a ponte, a economia local vai se restabelecer de vez”, afirma.

A ERS-431 é uma rota estratégica para o escoamento da produção da Serra Gaúcha, e a nova ponte é considerada essencial para garantir a mobilidade e a segurança dos motoristas. A expectativa dos moradores e comerciantes é de que a construção avance sem atrasos, permitindo o retorno à normalidade o quanto antes.
No entanto, muitos seguem sem esperança. Um morador que não quis se identificar, destaca que para ele essa obra vai demorar muito ainda para sair do papel. “Só promessas vazias, era para ser em novembro, depois passou para dezembro e agora apenas para abril”, salienta. Ainda não há previsão para a conclusão da análise do Daer nem para o início das obras.

Linha do tempo:
- 4 de setembro de 2023: queda da ponte que liga as regiões do
Alto Taquari e Serra Gaúcha - 30 de janeiro de 2024: chegada da balsa para travessia do rio
- 22 de fevereiro de 2024: Audiência pública com prefeitos e
lideranças empresariais dos municípios afetados pela ausência da ponte, onde foi prometido pelo Secretario de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, que a ponte estaria pronta em até dois anos; - maio de 2024: balsa foi levada pela enchente;
- 26 de julho de 2024: Vereda Engenharia vence licitação para a reconstrução da ponte;
- 10 de agosto de 2024: nova balsa passa a funcionar;
- 15 de agosto de 2024: balsa antiga 6 encontrada em frente ao silo do porto de Estrela;
- 16 de outubro de 2024: governador Eduardo Leite assina a ordem de início das obras;
- março de 2025: Vereda Engenharia entrega documentação exigida;
- próximo passo (previsão até o final do mês): projeto executivo será analisado pelo corpo técnico do Daer.