Uma nova modalidade de golpe via aplicativos de mensagens deixa a Polícia Civil em alerta e faz com que usuários tenham que estar ainda mais atentos para não serem vítimas de crimes virtuais. Para praticarem o delito, os criminosos utilizam o WhatsApp e contam com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia para pedir dinheiro a amigos e familiares das vítimas. Em Porto Alegre, pelo menos 10 pessoas procuraram a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) para denunciar o golpe.

O crime consiste em tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus contatos, solicitando transferências bancárias. O delegado titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Arthur Hermes Reguse, que já atuou na DRCI na capital, alerta para que as pessoas desconfiem sempre. “Posso apontar que atualmente temos muitos meios de comunicação à disposição. Dessa forma, é importante não confiar apenas em uma única ferramenta”, alerta.

Ao acessar a conta, o golpista passa a ter acesso a todas as conversas da vítima. Com isso, poderá identificar quem são os amigos e familiares mais próximos, o que tornaria o golpe mais efetivo, já que dados pessoais podem ser compartilhados eventualmente.
Segundo Reguse, nestes casos de solicitação de dinheiro, uma ligação telefônica ou um contato pessoal podem tirar a dúvida sobre a veracidade ou não do pedido. “Também é importante não deixar o celular ao alcance de pessoas mal intencionadas, e sem bloqueio por senha”, recomenda.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, deste sábado, 18 de fevereiro de 2017.