Na manhã desta sexta-feira, 21, a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde (CMS) tomou posse. A eleição ocorreu no dia 13 e, pelos próximos dois anos, Inês Fagherazzi Bianchetti, irá presidir e tomar decisões ao lado de Gilnei Rigoto (vice presidente). Rafael Antônio Balestrin e Maria Lúcia Severa são o 1º e o 2º secretários respectivamente. O processo eleitoral é regulamentado pelo Decreto nº. 9.242/2016, Edital nº 001/2016, e organizado por comissão instituída pela Portaria nº. 75.229/2016.

A nova presidente garante que a responsabilidade de assumir o cargo mais alto do CMS é muito grande e salienta que o trabalho que há pela frente será longo e árduo. “Temos muitas denifições a serem tomadas logo. Uma delas é o contrato com o Hospital Tacchini que está encerrando e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que não poderemos deixar de lado. Além da formação das novas comissões dentro do Conselho. Há muito trabalho pela frente, não iremos perder o foco”, salienta.
Inês enfatiza o desejo de, em 20 dias, estar com tudo organizado e pautado para iniciar o novo ano. “Tenho convicção que todos os conselheiros estão dando o máximo para que tudo ocorra da melhor forma. Não lamentaremos o que ocorreu no passado, a partir de agora só olharemos para o futuro”, completa.

A dívida que o Estado e a União tem com o município será uma das pautas de dabate dentro o CMS. “Ainda não começamos a falar sobre isso, mas se precisar iremos até Brasília para que não fiquemos mais no prejuízo”, finaliza Inês.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 22 de outubro de 2016.