A palestra do Dr. Fábio Raimundi, Presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário foi elucidativa. Tratou da REFORMA TRIBUTÁRIA e confesso que me surpreendeu ao ponto de trazê-lo a Bento para uma nova palestra no dia 04/10.

Quase metade do trabalho de um brasileiro é dado ao governo. Tributos, taxas, multas e tantos outros instrumentos de arrecadação para receber quase nada em troca. Não é justo!

Para os brasileiros a reforma tributária, com um imposto único e com a desburocratização, reduziria a carga tributária. Depois da palestra do Dr. Fábio fiquei preocupado: a reforma tributária troca alhos por bugalhos. Vamos continuar pagando a conta.

A questão é: para quem interessa esta reforma?

Deveria ser para o povo brasileiro mas parece que tem “interésses” nesta reforma que privilegiarão alguns setores produtivos em detrimento de outros. Mas quem pagará a conta seremos nós.

No município de Bento, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil é a mesma coisa: ou se reduz a despesa ou o buraco fica cada vez maior. Desculpem, esqueci de mencionar: na minha casa e na sua também vale a mesma regra: reduzir a despesa é fundamental.

O que faz o governo? Ao invés de reduzir a despesa, aumenta a arrecadação.

Essa história de contribuinte já não cola mais. Contribuição é o IMPOSTO pago pelo cidadão brasileiro. Em Bento as empresas pagam taxa de fiscalização para a prefeitura, ou seja, pagam para serem fiscalizadas. Taxa de água paga até quem não usa.

Tudo o que o governo desperdiça, no município, estado ou união, sai da arrecadação. A preocupação dos governantes não é gastar menos e sim arrecadar mais.

Ao invés de reforma tributária, que trata de mudança de nomes dos impostos e dos agentes arrecadadores, deveria ser combinada uma reforma administrativa eliminando o desperdício.

Quando escrevo “deveria ser combinada a reforma administrativa”, essa combinação não é com os russos: é com o povo brasileiro, O ÚNICO QUE PAGA A CONTA. Já combinaram com você?

Saí da palestra decidido a fazer alguma coisa. Trabalhei a vida toda para ter assegurado o futuro da família. Do governo pouco recebi. Vou trabalhar para consertar o que puder e sinto muito não ter tido a chance de começar antes nesse trabalho.

Quem quiser entender da tal REFORMA TRIBUTÁRIA pode gastar cinquenta pila, assistir a palestra e fazer todas as perguntas que quiser. Só não fiquem na crença de que a reforma vai melhorará a vida dos brasileiros.

Ainda tenho esperança de que a equipe do Bolsonaro arrumará a casa. O povo brasileiro sempre viveu de esperanças. Não nos frustrem, mais uma vez.