Respeitando a tradição, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), realizou, na noite de segunda-feira, 21, a janta-palestra que marca a abertura oficial da agenda 2016 da instituição. Como de costume, a conferência fica a encargo do Chefe do Executivo, que por meio do tema ‘Bento Gonçalves: conquistas e desafios´, expôs, de forma resumida, as ações do seus três anos de mandato bem como suas previsões para o decorrer do ano.

O início da cerimônia foi marcado pela leitura na íntegra de uma nota aberta, divulgada pelo presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Picoli, sobre o posicionamento político-econômico da instituição ante a atual conjuntura brasileira. De acordo com o texto, “a instituição atravessou inúmeros períodos de turbulência social, política e econômica ao longo de seus mais de 100 anos. Poucos deles se demonstraram tão prejudiciais e perigosos para o futuro do Brasil quanto o que vivemos agora. Em velocidade inimaginável até então os cenários político e econômico do país se degradam, corroídos pela corrupção”. Após a leitura do documento, Picoli ressaltou que um país do tamanho do Brasil, com mercado atrativo e riquezas sociais e produtivas que possui só pode cair em virtude de crises políticas.

Dando continuidade no protocolo, o prefeito Guilherme Pasin aproveitou o espaço concedido para expor fatores estruturais e sociais desenvolvidos em seu mandato durante sua palestra. Sem surpresas, o primeiro tópico abordado foi o término da pista de pouso e decolagem do aeródromo, caracterizada como uma das mais notórias de seu mandado. O Chefe do Executivo ressaltou que a conclusão da obra é resultado da união de esforços, e não estaria finalizada sem este fator.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 23 de março.