Para moradores que ainda acreditam no espírito do Natal, essência da data está sendo esquecida pelas pessoas

Há alguns anos, era bastante comum andar pelas ruas de Bento Gonçalves e se deparar com enfeites natalinos admiráveis, mas com o passar do tempo isso foi se perdendo. Hoje são poucas casas com presépios e luzes. De acordo com moradores, a prática está sendo esquecida por conta da mercantilização do data e da perda do espírito natalino.
Aqueles que continuam a enfeitar suas casas garantem que a satisfação é incomparável, na medida em que a decoração encanta crianças e adultos. Além disso, turmas de escola, crianças e famílias também visitam os locais mais decorados.
A moradora do bairro Cidade Alta, Leda Masignan Mazzochin, de 59 anos, decora sua casa há pelo menos 20 anos. Na sua opinião, os enfeites natalinos em Bento Gonçalves não são mais como antigamente. “Eu vejo que a maioria não tem mais aquele espírito de Natal porque se tornou uma data mais comercial”, comenta. Mesmo assim, ela continua a enfeitar sua casa, com luzes e com o presépio, todos os anos.

Leda decora sua casa há mais de 20 anos e relembra infância. Foto: Lucas Araldi

Segundo Leda, desde criança, quando ainda morava no interior de Vila Flores, preserva a tradição de fazer decorações no Natal. Ela conta que não tinha dinheiro e, por isso, confeccionava sua própria decoração natalina. “Só de falar em Natal meu coração bate mais forte”, expõe.
A sogra, Gema Lovera Mazzochin, de 90 anos, também admira as decorações que a nora faz todos os anos. “Eu nasci no meio disso, nossos pais escondiam o presente e de manhã a gente levantava curioso para ver”, relembra.
Gema também relata que percebe bastante diferença entre o Natal de uma vez e a forma como a data é comemorada hoje em dia. “Quem foi criado na colônia percebe essas coisas, as crianças ainda se encantam com a decoração”, afirma. Ela comenta que passou a gostar ainda mais do Natal pelo fato de o filho e a nora decorarem a casa de uma forma tão bonita.
Para a moradora do Botafogo, Leonilde Baldessarelli Longhi, de 60 anos, que também decora sua casa há mais de 20 anos, o espírito natalino não é mais como era uma vez. “Não é uma questão financeira, porque se você compra uma vez a decoração, dura bastante tempo. Então acredito que não tem mais espírito natalino mesmo. É uma pena”, reflete.

 

Leonilde ressalta que a admiração das pessoas é gratificante. Foto: Lucas Araldi

Ela lembra que na rua São Paulo, no bairro Borgo, e no bairro São Roque, as luzes de Natal eram muito lindas, mas que hoje já não são mais colocadas. “Hoje em dia o Natal se tornou uma data comercial, as pessoas quase não lembram do nascimento do Menino Jesus. As crianças querem saber do Papai Noel”, comenta.
Pelo fato de decorar todo ano, Leonilde comenta que as pessoas começam a perguntar sobre os enfeites ainda em outubro. “É muito gratificante perceber que as pessoas ficam admiradas com o que nós fazemos. Elas passam só para olhar a decoração, às vezes meia noite ou uma da manhã”, ressalta.