Podemos falar qualquer coisa do PT. O que não se pode falar é que o marketing desse partido é ruim. Ao contrário, é o marketing que está sustentando o PT.

Quando Lula ganhou seu primeiro mandato, a virada triunfal do candidato derrotado até então foi quando o PT mudou de esquerda para o centro prometendo manter os legados de FHC e investir no social. Ganhou e o PT se apoderou do poder de forma tão forte que, mesmo com tamanha corrupção, ainda este modelo político é defendido com unhas e dentes por muitos.

O modelo socialista já levou multidões a defendê-lo em alguns países mas foi se esfacelando dia após dia mesmo na Rússia. Mas o incrível é que ainda possui muitos adeptos por aqui.

O discurso, principalmente em países pobres, como o nosso, longe de ser esquecido, ainda arregassa mangas para a luta. Seria um fanatismo? Quase uma seita? De onde vem sua força?

Na campanha para a primeira eleição de Dilma, uma desconhecida, o PT levou às telas da televisão, à internet e às ruas o discurso da elevada aprovação do governo Lula dizendo quase que “em time que está ganhando não se mexe”. Lula e Dilma de mãos dadas. O Mensalão estava ainda por crescer. O petrolão estava por nascer.
Dilma ganhou a eleição. O que se viu em termos de gestão todos já sabemos: um terror.

Em 2014, a desconstrução de todos os adversários, um a um, pela propaganda do PT foi a tônica.
Mas é inegável que o marketing sempre esteve lá ajudando a erguer o palanque vermelho. O marketing sustentou Dilma e Lula até agora.

Mesmo moribundo, uma nova sacada de mestre: “não vai ter golpe”. Uma frase de 4 palavrinhas que mostra mais uma vez como o marketing pode fazer coisas impossíveis. A oposição ao PT não conseguiu criar nada parecido. Ficou amordaçada e limita-se a dizer que não é golpe, alimentando toda vez que cita que não é golpe, ainda mais a palavra golpe. Se queriam mais certeza para o impeachment, deviam ter criado algo também forte, no marketing. Não conseguiram. Vejo todos os dias propagandas do PT na tv. Não vejo da oposição.

Amanhã é o grande dia. Escrevo este artigo na quinta, 14.04.16. Continuo apostando que o impeachment vai ser aprovado. Ou agora ou mais tarde. Dilma não termina o seu mandato.

Mas a habilidade do marketing nunca mais será questionada. O marketing pode mudar pensamentos; o marketing pode mudar filosofias; o marketing pode mudar ideologias; será capaz de mudar a falta de saúde, de segurança, de educação, habitação e confiança?

Uma coisa é certa: se o impeachment for aprovado, o povo brasileiro dará outro exemplo aos políticos para que cuidem mais da coisa pública sob pena de novos impeachments ocorrerem no futuro. Este já é um ganho, seja qualquer o resultado final.

Como uma simples frase pode assumir tamanho barulho? Seu eco pode ser ouvido a muitos quilômetros. Uma mentira dita tantas vezes que se multiplica.

A história é sempre contada pelos vencedores. Tomara que o Brasil saia vencedor amanhã.