Procura pelo produto, por seus benefícios e qualidades, cresce
nos últimos anos

Há muito tempo, os imigrantes italianos aqui chegaram e fixaram suas raízes, transformando a região da Serra Gaúcha. Com muito trabalho e dedicação, muitos deles encontraram na vitivinicultura o seu sustento. Famílias produziam as uvas que coloriam os parreirais e que eram disponibilizadas para a produção de vinhos, espumantes e sucos. Este último, a cada dia está ganhando mais visibilidade, principalmente pelos benefícios gerados à saúde.

O suco de uva integral contém resveratrol, um antioxidante excelente para o nosso corpo. O vinho também contém este polifenol, porém, por ser alcoólico, se torna restrito para crianças, adolescentes que não têm idade para o consumo e outras pessoas com restrições. Por isso, a procura pela bebida integral cresceu muito nos últimos anos, tanto que, no mês de outubro, houve a inclusão do Dia Regional do suco de uva no calendário do município, que será comemorado no dia 1º de março.

O vereador propositor da data, Edson Biasi (PP), revela que a intenção de escolher um dia para celebrar a bebida não foi por acaso. Ele considera que, desta forma, a visibilidade se torna maior e, gradativamente, a região, como um todo, ganha ainda mais força. “Agora, estamos trabalhando para termos o dia estadual e nacional. O nacional já está bem avançado, com o Deputado Federal Afonso Hamm (PP-RS), que deve protocolar nestes próximos dias”, revela.

Ele pontua que este é um produto da cidade, advindo do esforço dos agricultores e que deve ser muito valorizado. “Hoje, representa 57% da produção de uva do nosso município. Se não fosse o suco absorver esta produção, não teríamos um preço justo no vinho”, considera. O parlamentar ainda revela que o consumo deste produto é benéfico para todas as idades, pois pode ser consumido por elas, sem restrições.

A produção

Em Bento Gonçalves, a Capital Nacional do Vinho, o suco de uva tem ganhado mais espaço. Grandes e pequenas empresas apostam neste segmento que está conquistando cada vez mais os paladares. Muitas delas são familiares e o suco de uva é o principal produto de seus catálogos.

Uma destas empresas é a Vinícola Terraças. Apesar de o nome ser este, já que quando iniciou suas atividades no ano de 2004 a empresa também tinha em seu catálogo o vinho, há 13 anos ela produz apenas suco de uva tinto (em três opções), o branco e vinagre. Conforme explica Guilherme Fornazier, na época seus pais optaram pela retirada por alguns motivos. “Com a dificuldade de conseguir encaixar algum produto no mercado pela forte concorrência a venda do vinho ficou um pouco dificultada. A comercialização do suco de uva estava em um crescente, além de toda essa movimentação das pessoas por produtos mais naturais. Então era mais fácil a venda de suco com relação a de vinho”, revela.

Com algumas mudanças no Simples Nacional, optaram por manter somente a produção do suco, que é feito com uvas colhidas nos próprios vinhedos. “De lá para cá a empresa começou a crescer, a gente se profissionalizou na produção. Atualmente, os 10 hectares plantados são de uva comum, especialmente para a elaboração dos nossos sucos”, pontua Fornazier.

Outro empreendimento familiar é a Gallon Sucos. Apesar de uma experiência de quase 12 anos na área, foi somente em 2015 que os equipamentos modernos foram adquiridos e o registro da empresa efetivado. “Escolhemos este segmento, pois, primeiramente, a nossa família trabalha com uva desde 1948, quando meu avô adquiriu a propriedade. Nossa intenção é agregar valor à propriedade, dispondo de matéria prima de qualidade. Segundo, pois o suco de uva é natural, não leva conservantes e faz muito bem para a saúde. Hoje, já existem inúmeros trabalhos científicos que comprovam o benefício do consumo regular”, pontua Edvaldo Gallon.

Segundo Gallon, há, uma percepção de que os consumidores estão preocupados com a saúde e consumindo mais este tipo de produto. “Quem compra conhece muito bem que ingerindo esse suco integral, terá muitos benefícios. E isso se torna ainda mais nítido quando participamos de feiras e eventos”, esclarece.

Procura cresce

Quem também concorda com esta afirmação é Vinícius Moro, da Sucos Moro. Segundo ele, as pessoas estão procurando e consumindo mais este tipo de produto. “O suco, além de ser saboroso, tem vários benefícios para a saúde. É um poderoso antioxidante devido a quantidade de polifenóis. O nosso suco de uva é integral, sem adição de açúcar, de água e sem conservantes. É elaborado apenas com uvas selecionadas”, esclarece. A Sucos Moro foi fundada em 2012 pelos irmãos Vinícius e Tatiane Moro. “Nossa escolha se deu pela influência da família, a qual sempre trabalhou com plantação de uva. São 100 anos de cultivo na região de São Valentim, em Bento Gonçalves”, confirma Moro.

A influência da família também pode ser observada na Famiglia Tasca, que foi uma das pioneiras na elaboração de sucos de uva na região. De acordo com Decio Tasca, algumas situações principais os levaram a optar pela produção do suco. “Primeiro que se somar todas as taxas para fazer vinho, tem que pagar um imposto mais elevado, por ser bebida alcoólica, enquanto o suco de uva entra como um alimento, com uma taxa menor. Segundo porque as uvas usadas para o suco são mais rústicas, adaptadas ao nosso clima, ao nosso terroir e não tem necessidade de aplicar agrotóxicos mais pesados. Outro detalhe é que o suco de uva pode ser consumido por homens, mulheres, crianças, idosos. É algo que só faz bem”, afirma.

Tasca também considera que as empresas produtoras de suco de uva não vendem somente uma marca, mas trabalham, principalmente, com a qualidade do produto, por ser produção em menor escala. “O consumidor sabe dos benefícios e ele evita outras coisas que fazem mal à saúde. Estão preferindo produtos com menos açúcares, conservantes, coisa que nosso suco integral e artesanal não tem, pois é 100% a fruta”, revela