Bento Gonçalves, há um bom tempo, foi escolhida como rota do tráfico de drogas para a Serra Gaúcha. Aos poucos, vem ocupando o que era de Caxias do Sul, onde o consumo de drogas ainda é muito grande, mas os distribuidores estão diminuindo, devido às ações das polícias Federal e Civil, além da Brigada Militar na cidade da Festa da Uva. A migração, devido ao intenso combate ao tráfico, era algo quase natural, para não dizer instantâneo.
Traficantes oriundos dos vales Dos Sinos e Caí começaram a se instalar aqui, primeiramente trazendo quantidades pequenas de drogas. Este volume foi aumentando gradativamente, mas de maneira inteligente e dispersa. Em Bento Gonçalves, é muito difícil traficantes serem pegos com cinco quilos de drogas que seja. A disseminação do produto, fazendo com que muitos tenham poucas quantidades, facilita a distribuição e evita um contato mais arriscado na hora de repassar o produto.
Mesmo assim, neste ano os agentes da Polícia Civil têm conquistado vitórias importantes na sua luta com o tráfico. Usando da inteligência investigativa e das operações de campana, vários grupos de pequenos traficantes foram desmantelados na cidade. São gerentes de distribuição que estocam pequenas quantidades de drogas em casas alugadas ou até nas próprias residências, expondo familiares, sejam eles mães, pais ou filhos, à possibilidade de uma prisão em flagrante.
Porém, a Operação Gaudério organizada na quinta-feira, 28, pela Polícia Federal mostra que o tráfico está instalado na Capital do Vinho com mais força do que se imaginava. Afinal, não é todo o dia que se prende um homem acusado de fazer parte de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. Bento se tornou nos últimos anos uma das rotas preferidas pelos traficantes. Isso porque nosso município concentra recursos de grande volume e pessoas com poder aquisitivo alto e com condições suficientes para sustentar seus vícios. Torcemos para que nossos policiais não esmoreçam na árdua batalha que têm pela frente no combate ao tráfico de drogas.