Desde pequeno, Christian Rodrigues se aventurava na cozinha. Aos sete anos, resolveu fazer bolachinhas de maisena seguindo uma receita que havia encontrado em um livreto que deu de presente para sua mãe. “A recordação que tenho é que elas ficaram duras e incomestíveis. Quando minha mãe novamente refez comigo, entendi um pouco do sentido e da emoção que é cozinhar”, recorda.

Outra lembrança que também foi inspiração para seguir no ramo da gastronomia foi a avó, Marli. “Ela sempre gostou de reunir família e amigos em casa e sempre assumia a cozinha preparando petiscos e grandes refeições e até hoje isso é muito tradicional na nossa família. Ela, com muito conhecimento e experiência, sempre mostrou como trazer aconchego e afeto através da comida”, ressalta.
E foi assim que o amor pela cozinha aflorou ainda mais. “Quando jovem, por volta dos 17 anos, já morava sozinho e tinha que me virar sozinho, principalmente cozinhando. Mal pude imaginar isso se tornaria uma paixão que se perpetua até hoje. Ser cozinheiro vai muito além de profissão, interpreto ela como um estilo de vida”, revela.

E por isso, há oito anos, ele decidiu dar um passo a mais. “Em 2014 iniciei a faculdade de gastronomia no Cenecista, em seguida, em 2017, fiz a especialização em Cozinha Internacional pela UCS/ICIF e depois diversos cursos e oficinas foram concluídos”, aponta.

De lá para cá, muita coisa mudou. “Em 2020, com a chegada da pandemia, minha mãe teve seu salário reduzido a metade e meu padrasto ficou desempregado, então o amor pela cozinha novamente aflorou ainda mais. Na necessidade de ajudá-los de alguma forma, criei a La Faminta. Nem em meus melhores sonhos imaginaria que essa pequena ideia de ser ‘uma renda extra’ para ajudar meus pais, daria tão certa. Hoje, o empreendimento completa dois anos atuando no ramo de delivery e congelados em alguns estabelecimentos da cidade”, conta.

Para ele, a cozinha é mais do que apenas cozinhar. “É quando conseguimos celebrar e confraternizar com amigos e familiares, levando as experiências que minha avó passou de ter a família reunida independente da situação e condição, e mesclando com todo conhecimento adquirido até hoje”, conclui.

Creme de Batata com Lascas de Frango
Rendimento: quatro porções

Ingredientes:
5 batatas médias
300g peito de frango cortado em tiras
80g de queijo provolone
Folhas de Louro
Folhas de sálvia
alho-poró (somente as folhas)
cebola pequena
salsinha
sal e pimenta

Modo de preparo:
Descasque as batatas e a cebola e
coloque-as para cozinhar junto com o louro, sálvia, as folhas do alho-poró e sal. Em outra panela, sele as tiras de frango, de modo que fiquem bem douradinhas. Prefira usar manteiga, pois agrega mais sabor ao prato. Após as batatas estarem bem cozidas (desmanchando) bata no liquidificador junto com a cebola. Os demais condimentos você pode retirar. Vá adicionando água da cocção da batata até que atinja o ponto de creme. Misture o creme com os frangos que foram selados, adicione o queijo provolone ralado e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos ou até levantar fervura. Desligue o fogo, corrija o sal e finalize com salsinha bem picada e pimenta do reino.

Dica:
Excelente sopa para comer dentro de um belo pão italiano, harmonizado com um bom vinho Merlot .