O músico Marcelo Buckowski, mais conhecido como “Buck” lança, na quarta-feira, 23, mais um single de sua carreira. Intitulado “Pão de Fubá”, a música do artista, nascido em Porto Alegre, mas que fixou residência em Bento Gonçalves, integra mais um trabalho voltado ao rock pop, com o intuito de fomentar a cena musical autoral e cultural gaúcha e que pode ser ouvida no site do artista.
Buck é professor, músico e compositor gaúcho que vive a música por lazer, sem prazos, evitando qualquer tipo de apelo comercial que possa prejudicar em seu processo criativo. Por meio de versos simples e arranjos bem elaborados, busca imprimir nas letras mensagens essenciais para se encarar o dia a dia: as vitórias, as frustrações, os amores e as decepções. Depois das composições “Esse mosaico que é você”, “Longe de ti” e “Alvin”, músicas que tocaram na rádio Atlântida, Buck lança a música “Busquei conforto em ti”.
Desde os seis anos, Buck mostrou gosto pela música, quando deu início aos seus estudos musicais com a ajuda do pai. Aos 12, determinado, voltou a estudar novamente, desenvolvendo e aprimorando a técnica, se interessando em aprender a tocar músicas de diversos estilos, preferindo sempre o rock.
Pelos 15 anos, teve contato pela primeira vez com a guitarra elétrica, uma Epiphone Les Paul, que usa até hoje. Nessa época, fez os primeiros ensaios com banda e compôs as primeiras músicas. Nesse período, assim como muitos jovens da idade, formou com mais três colegas de aula a banda Dogma, um grupo cover de rock variado, com uma sonoridade muito forte e virtuosa. Participou de diversos festivais escolares, tocando guitarra e depois se dedicando aos backings vocals.
Ingressou na Faculdade de Letras da PUCRS, aprofundando seus estudos linguísticos e encantando-se com a literatura. Especializou-se em ensinar língua portuguesa e tornou-se mestre em teoria da literatura.
Ainda na faculdade, iniciou os estudos de técnica vocal na escola de música “Cordas e Cordas” e foi convidado a ingressar na banda Henks, um trio de rock de música cover e autoral. Ao lado dos amigos Renato Brasil e Lucas Muxfeldt, Buck viajou e tocou por diversas cidades do interior do RS, compôs diversas músicas e gravou algumas autorais, dentre elas a música “Longe de ti”.
Como se interessou muito em compor músicas inéditas, Buck montou um estúdio em casa, para investir no processo criativo. Dessa forma, sentiu que conseguia colocar em palavras e em música algo artisticamente puro e verdadeiro, sem limite de tempo. Com a necessidade de divulgar e de organizar o seu trabalho, Buck montou um site, onde constantemente posta vídeos, fotos, letras e músicas.
Nesta época, interessou-se também em aprender outros instrumentos, bateria, percussão, contra-baixo e sintetizadores.
Ao longo de treze anos, Buck compôs músicas baseadas na vida dos amigos e dos familiares, outras inspiradas em acontecimentos pessoais, e também algumas criações autênticas. Leitor ávido de poesias, o compositor gosta muito de brincar com a sonoridade, com as palavras e com as ideias. Atualmente, o músico gaúcho divide-se nas tarefas de pai, de professor, de músico e de compositor.