Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e Veranópolis são os municípios da Serra infestados pelo mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika ví- rus. O levantamento é da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que atende a 49 cidades.

De acordo com um dos técnicos da Vigilância Ambiental da 5ª CRS, Patrício Rivero, a infestação é determinada quando são encontrados focos do Aedes aegypti fora de armadilhas. “As armadilhas são pontos com água que abrange nove quarteirões”, explica. Ele diz que os meios de comunicação e o governo estão fazendo a parte deles. “Precisamos que as pessoas entendam a necessidade dos cuidados com a água acumulada em casa. É algo muito sério e temos que nos esforçar para combater os focos”, analisa. Para Rivero, em uma situação assim, o trabalho tem de ser para diminuir a incidência do mosquito porque a eliminação é muito difícil. Segundo ele, a principal preocupação agora é com o zika vírus por causa da relação com a microcefalia.

Os cinco municípios da região infestados estão empenhados em ações para diminuir o problema. Com o intuito de controlar a incidência do mosquito, as prefeituras criaram comitês, forças-tarefa, campanhas e realizam os chamados “Bota Fora” em bairros. Entre os objetivos está o envolvimento da comunidade no combate ao transmissor. “Mas cada um é responsável para que não tenhamos ainda mais focos”, acrescenta.