As áreas da construção civil e de segurança do trabalho são foco da ação

Começou na terça-feira, 17, uma Blitz de Fiscalização do CREA-RS nas regiões que abrangem a Inspetoria de Bento Gonçalves, Nova Bassano, Nova Prata, Garibaldi e Carlos Barbosa. O foco da ação são as áreas da construção civil e de segurança do trabalho.

Até o dia 19 de julho, pretende-se verificar 180 empreendimentos, com o objetivo de garantir que somente profissionais registrados e legalmente habilitados sejam responsáveis pela execução de projetos/obras, entre outros serviços da área tecnológica. Além das diversas áreas de trabalho que englobam a construção civil serão verificados condomínios residenciais e comerciais, considerando que instalações prediais elétricas, hidráulicas, sanitárias e de incêndio devem ser inspecionadas periodicamente para proporcionarem segurança aos moradores.

A Engenharia de Segurança do Trabalho também será alvo de fiscalização. Segundo estudo da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o Estado registrou 41.741 mil acidentes e 2.404 doenças do trabalho em 2016. Somente no ano passado, foram notificados 44.145 mil atendimentos e 331 óbitos foram computados. Ou seja, um trabalhador morreu a cada 26,4 horas.

Entre os acidentes estão às quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas. Por isso, é importante que a fiscalização esteja presente para garantir que as atividades sejam acompanhadas por profissionais e empresas devidamente habilitadas, garantindo desta forma que todas as obras e serviços da área tecnológica estejam cobertas pelas devidas ARTs.

CREA-RS: O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul é o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Hoje conta com São 44 Inspetorias da Autarquia atuando no Estado, além de sua sede, na cidade de Porto Alegre.

O Conselho atinge, atualmente, aproximadamente 80 mil registros de profissionais e 15 mil de empresas das áreas da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Química, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Arquitetura; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal e Engenharia Química.

Fonte e foto: CREA RS