Mostra ‘Bestiário’, de Diogo Carlet Carini, está em exposição no Sesc de Bento Gonçalves e pode ser conferida até o dia 31 deste mês

O Sesc de Bento Gonçalves recebe, até o dia 31 de agosto, a exposição ‘Bestiário’, de Diogo Carlet Carini. Um misto de aventura, de sensações e a abordagem de mundos paralelos faz com que o espectador use a imaginação para absorver as diferentes mensagens que cada obra possui. O artista resgata o lado mais sombrio, amedrontador e angustiante que predomina no âmago de todo ser humano.

A história de Carini com a arte iniciou muito cedo. Desde criança encantava-se com o poder dos traços e, para aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, fazia aula de desenhos. Quando adolescente, a arte ‘hibernou’, mas aflorou de outros modos. “Ela migrou pra arte gráfica feita através do computador. Acabei virando assim Diretor de Arte e Designer Gráfico de profissão. Em meados de 2014 tive a vontade de retornar ao analógico, a colocar a mão na tinta, e assim retomei os estudos nesse sentido, voltando a desenhar”, explica.

A exposição ‘Bestiário’ surgiu do acaso quando, ao analisar seus desenhos, percebeu que havia criado obras diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais. “Vi que todas elas tinham essa linguagem do bizarro em comum, ou seja, dos seres que permeiam nossas vidas, internos e externos. Assim como também fazendo essa ligação com os antigos códices de catalogação de seres, bestas imaginárias ou reais que existiam na época medieval. Por isso o nome da exposição”, salienta.

Para reproduzir suas obras, ele utiliza algumas técnicas que transmitem toda a emoção do universo fantástico que criou. “Tem desde lápis grafite, lápis de cor, sanguínea, passando por nanquim, aquarela e tinta acrílica sobre tela”, relata. Segundo ele, as inspirações surgem de todos os lados e o motivam a continuar desenhando. “Nesse mundo atual, mega conectado, imagens pulam na retina o tempo inteiro e acabam formando uma espécie de catálogo interno que se acessa conforme vai se trabalhando”, pontua.

Segundo ele, cada pessoa que visualiza determinada imagem, guardará um significado, que será diferente para cada espectador. “Sempre digo que a mensagem das obras, ou melhor, a obra em si, só se completa no momento que o indivíduo se posta diante dela. A significância dela se altera conforme cada um que ali se encontra. Portanto, é aberta e mutável. São muitas verdades, do mesmo tamanho de espectadores que ali estiverem”, frisa.

Expor mais uma vez seus desenhos é a oportunidade de demonstrar e incentivar que o público conheça as obras dos artistas locais. “Que as pessoas aproveitem, visitem, desfrutem. Arte está aí pra isso. E estes espaços que abrem as portas e que facilitam o acesso a todos que queiram usufruir da cultura devem ser enaltecidos e frequentados”, finaliza.
‘Bestiário’ pode ser conferida até o dia 31 deste mês, de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 12h. O Sesc disponibiliza o espaço para que os artistas locais possam expor suas obras, sendo uma forma de incentivo e de mostrar o trabalho realizado pelos bento-gonçalvenses. Quem desejar, deve entrar em contato com o Sesc Bento Gonçalves.