A alegria de gerar um ser em seu ventre e dar a luz a uma criança, o fruto de um amor, o começo de uma família é uma alegria incapaz de ser descrita em palavras. Uma mulher precisa ter muita coragem para criar e educar uma criança, para ser mãe e ter uma profissão.  O amor incondicional, a responsabilidade e a atenção dados aos filhos são a razão de viver de muitas mulheres bem sucedidas em suas carreiras, que no dia a dia se desdobram com muita competência para serem mães sempre presentes e boas profissionais, como é o caso de Leticia Gonçalves, de 36 anos, alegre, responsável, e apaixonada pelo filho Davi de 3 anos e Sofia, que está para nascer em julho e pela profissão de médica Coloproctologista, onde atua há 8 anos e meio no seu consultório em Bento Gonçalves.

Para manter a rotina de forma a balancear tanto maternidade quanto a carreira, Leticia conta com o auxilio do esposo Gustavo Duarte, e costuma conciliar seus horários para atender sua família. “Tenho grande número de pacientes, mas procuro ser bem presente, conciliando os horários de consultório com horários de folga para atender ao Davi, delegando o que é menos importante”, afirma. Ela é casada há seis anos e diz que seus dois filhos foram planejados. “Planejar a chegada dos filhos é essencial para podermos conciliar o profissional com a maternidade de forma organizada”, ressalta.

Ser mãe e ao mesmo tempo ter uma profissão tão essencial para as outras pessoas é certamente desafiador e ao mesmo tempo gratificante, por poder exercer com qualidade e dedicação aquilo que gosta e ser uma mãe presente na educação e no dia-a-dia do filho e da família.

A médica também ressalta que da mesma forma que ama ser mãe e cuidar de sua família, também gosta muito daquilo que faz como profissional. “Meus pacientes são como filhos também, pois acabo criando vínculo com cada um deles e isso gera responsabilidades. Tenho pacientes que são atendidos por mim há anos e uma grande demanda de cirurgias”, conta.