A vida, muitas vezes, nos coloca face a face com situações difíceis que abalam com a estrutura física e emocional dos seres humanos. E quando alguém recebe o diagnóstico que está com câncer, a realidade modifica e um chamado para a luta se coloca. São dias de altos e baixos, de medos e esperanças, de reflexões onde a pessoa experiencia as dores e a fragilidade da vida.

E foi pensando em mulheres que venceram o câncer que surgiu o projeto fotográfico Borboletas da Rede do Bem que utilizou a técnica Foto Fantasy. As modelos criaram personagens como fadas, magas, anjas, guerreiras, índias, pensando em cada detalhe que fosse a “cara” de cada uma das nove mulheres retratadas, dos 20 aos 88 anos.

A Mostra Borboletas leva este nome pela metamorfose que ela passa para chegar a esta forma, referenciando a celebre frase de Rubem Alves: “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”.

Segundo Eliana Passarin, fotógrafa do projeto, “as mulheres quando foram convidadas encantaram-se com a proposta, pois era algo alegre, com estética feliz, longe do culto apenas da doença e com cunho solidário.”

Participaram das fotos Angela Bissolotti, Jaqueline Borile Fávero, Aline dos Santos, Rachel Casagrande, Salete De Toni, Liziane Firmini, Simone Dias Jannke, Sheila Caron Matevi e Nona Maria Putton. Para Aline (39 anos),” a experiência de estar viva para fazer parte deste projeto me enche de amor e gratidão.”

A Rede do Bem é coordenada por Salete De Toni e não é ligada a nenhuma ONG ou instituição. É um grupo de voluntários que arrecada recursos por meio da venda de cartões postais do projeto e de camisetas. A renda é doada para mulheres que estão passando pela doença e em situação de vulnerabilidade social.

Borboletas contou com o apoio da maquiadora Letícia Gowaski e do design Alexandre Pillotti e apresentação da jornalista Rosane Marchetti e do ator João Signorelli.

Serviço
O que: Mostra Fotográfica Borboletas, da Rede do Bem
Abertura: 02 de março de 2017, às 19h30min
Período de visitação: de 03 a 31 de março de 2017
Horário: 8h às 11h45min e 13h30min às 17h45min
Local: Salão Nobre Anastácio Orlikowski da Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.