A Expoagas 2014, maior feira supermercadista do Cone Sul, apresentou, no espaço Agas Jovem, na Fiergs, na tarde desta quarta-feira, 20 de agosto, Dado Schneider, com a palestra “A moderna liderança por adesão”. O palestrante falou sobre as mudanças que vêm em ritmo frenético e a importância de decifrar o que motiva e o que causa admiração em uma equipe.

Fazendo um panorama sobre as gerações, Dado falou sobre os requisitos fundamentais que um líder moderno precisa para desenvolver-se no mundo atual. “Os jovens dominam as ferramentas, têm conhecimento digital e se surpreendem quando alguém não usa “WhatsApp”, disse. O processo não é fácil, pois ninguém consegue entender os códigos da geração Z. “Não existem estudos sobre eles ainda”, completou. Mudar, segundo ele, é aceitar o novo, compreender o que está acontecendo.

Não existe mundo online ou offline, mundo é mundo. Real e virtual se misturam. “Meus amigos do facebook são tão ou mais importantes do que as pessoas que me relaciono pessoalmente”, acrescentou. “É preciso reaprender a trabalhar e partir para o que chamo de digiriatria (união dos termos digital e geriatria)”, contou. Dado disse ainda que a briga entre as gerações vai acabar. “Não há motivos para conflitos, pois essa geração não trabalhará conosco. Pergunte a qualquer jovem o que eles querem fazer da vida, e eles dirão o que não desejam: seguir a profissão dos país”, explicou.

No século passado, a autoridade era constituída e nos diferenciávamos por idade, hoje tudo está relacionado à mentalidade. “A mudança acontece degrau por degrau e é necessário atenção, pois não conseguimos dar conta de tantas transformações, ficou impossível acompanhá-las”, revelou. Sobre a necessidade de se transformar, Dado alertou para a existência de gente que não consegue encontrar esse caminho de adaptações. “Algumas pessoas apenas nasceram no século XXI, mas ainda estão ligadas ao passado. Não importa de que época você veio: é preciso viver nessa”, concluiu.