O Governo do RS alterou novamente as regras do modelo de Distanciamento Controlado. A partir de agora, comércio varejista não essencial e restaurantes poderão funcionar na bandeira vermelha. No entanto, deverão seguir normas que foram apresentadas na terça-feira, 4 de agosto que já valem desde à 0h desta quarta-feira, 5 de agosto. As mudanças foram debatidas e acordadas com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e as 27 associações regionais.

Conforme o gabinete de crise do Governo, está autorizada a abertura do comércio de rua, centros comerciais e shoppings. Porém, os estabelecimentos devem contar com 25% do número de colaboradores, observando o teto máximo de ocupação permitida. O atendimento ocorre de quarta-feira à sábado, das 10h às 16h.

Para os restaurantes, o horário de atendimento presencial terá horário diferenciado para não colidir com os serviços essenciais. Na bandeira vermelha, o atendimento ocorre das 10h às 16h. Nos estabelecimentos, avisos sobre a lotação máxima deverão ficar expostos para os clientes. Com as mudanças, na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação. As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.

Conforme o governador do RS, Eduardo Leite, a mudança só foi possível, em razão da estabilização na demanda por internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Como identificamos estabilização na demanda por internações em UTIs, ainda que em patamar elevado, para pacientes com Covid-19, decidimos alterar algumas regras a fim de estimular a economia do Estado”, disse.

Foto: Reprodução