A partir de domingo, 17, a rua Senador Joaquim Salgado Filho, no bairro São Bento, ganhará uma terceira faixa. A medida, que segundo o Departamento de Mobilidade Urbana reduzirá o congestionamento nos horários de pico, não agradou a muita gente. A mudança atinge diretamente os comerciantes do local, que afirmam que além da ação não resolver os problemas de trânsito prejudicará diretamente os negócios.

De acordo com Adriano Zeni, gerente da Fruteira São Bento, além de ter que lidar com motoristas que usarão indevidamente as imediações do estacionamento particular que possui, a medida também atrapalhará a entrada e saída de veículos no local. “A prefeitura nos informou que foi feito um levantamento sobre os efeitos da implantação da terceira faixa no comércio. Segundo eles, não haveria prejuízos nos negócios, o que eu discordo. Além dessa medida não resolver problema algum, agora terei de controlar quem usa o estacionamento para não perder minha clientela, visto que será o único local para parar o carro na rua inteira”, protesta.

O problema também afeta Milena Rasalei, caixa responsável em uma das lojas localizadas na rua, que presencia diariamente o desrespeito dos motoristas com as vagas para clientes situadas em frente ao estabelecimento. “Enfrentamos problemas quase diariamente com os espertinhos que estacionam aqui para irem a outros lugares. Já chegamos a chamar a polícia para resolver este problema. Estou imaginando agora, com 11 vagas a menos na rua, como coibiremos esta atitude?” questiona.

Segundo o secretário-adjunto de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SMURB), Vanderlei Mesquita, a prefeitura fez um levantamento sobre os efeitos da alteração no local, concluindo que não haveria grandes prejuízos ao comércio “Nós sabemos que a terceira faixa talvez possa prejudicar o estacionamento dos comerciantes, mas no momento temos de pensar nos benefícios que a modificação trará ao trânsito”, explica.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 16 de agosto.