Muitos procuram a atividade física para perder alguns quilos e, frequentemente, os exercícios vêm acompanhados de adoção de práticas alimentares mais saudáveis. Apesar de prestar mais atenção no que come, muitos afirmam fazer tudo direitinho, mas não conseguem perder peso na proporção que gostariam.
Emagrecer com saúde não é uma tarefa fácil.

Principalmente para quem está acostumado a tomar um ‘chopinho’ de vez em quando ou comer um docinho após o almoço. Para perder uns ‘quilinhos’, nada melhor do que apostar em uma alimentação saudável e sem sacrifícios ou dietas malucas, sugerem nutricionistas.

Para começar é simples. Pense em seu passado, analise seus erros e trace seu futuro. Trabalhe com metas, pelo menos, esta é a dica de quem entende do assunto. Para o psicólogo Michael Zanche, “para emagrecer com saúde é preciso reeducação.” Ou seja, se perder peso é seu objetivo, é necessário analisar comportamentos, vislumbrando quais são os objetivos de vida e, a partir daí, modificar velhos hábitos. Não basta apenas emagrecer e depois voltar ao passado. O mais importante é, de fato, mudar o modo de pensar e viver.

Outra dica de Zanchet é procurar, na medida do possível, profissionais que podem ajudar antes, durante e depois do emagrecimento. “Reeduque seu estilo de vida por meio de uma equipe interdisciplinar. A avaliação médica irá fornecer dados clínicos sobre a saúde, que são importantes para identificar se o funcionamento hormonal está dentro da normalidade ou se existe alguma disfunção clínica que pode estar afetando o emagrecimento”, indica.

A avaliação de um nutricionista é indispensável. É ela quem vai orientar quais são as vitaminas mais indicadas e, principalmente, analisar e corrigir antigas práticas, fornecendo uma dieta balanceada, personalizada e com equilíbrio de nutrientes para cada pessoa.

Já a prescrição do profissional de educação física é indispensável para uma prática eficaz e sem prejuízos à saúde. O professor saberá orientar sua adaptação para a prática, execução dos exercícios para o objetivo procurado até o treinamento específico necessário.

No entanto, nenhum dos itens relacionados serão suficientes se não forem colocados em prática. Vamos lá, exercite-se!

Texto: Henrique Maciel da Silva
Fonte: Folha do Mate