O Movimento Tradicionalista Gaúcho, nesta semana, emitiu Ofício direcionado às lideranças tradicionalistas acerca da necessidade de adequação da indumentária gaúcha na área campeira. Segundo o documento, há muito tempo existe, entre os dirigentes do MTG, uma preocupação muito grande em relação ao uso incorreto principalmente da bombacha. Segundo o presidente, Nairo Callegaro, tem se disseminado o uso de bombachas estreitas, muito parecidas com calça, em total desconformidade com os regulamentos vigentes.

Partindo do princípio que o MTG é o guardião da cultura tradicional do Rio Grande do Sul, não é admissível que se continue aceitando essa total descaracterização desta peça, que verdadeiramente nos identifica como gaúchos – afirma o documento.

O assunto foi pauta da última reunião do Reunião do Conselho Diretor do MTG, realizada no dia 03 de março, quando foi aprovado por unanimidade entre os presentes que na Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, será exigido rigorosamente o uso correto da indumentária por parte de todos os participantes. Para os rodeios promovidos pelas entidades filiadas, o prazo para os participantes se adequarem à exigência é até a data da Convenção Ordinária do MTG, em 2018.

A regulamentação para as atividades campeiras está estabelecida no artigo 67 do Regulamento Campeiro do Estado do Rio Grande do Sul e definida pelas Diretrizes da Pilcha Gaúcha do MTG.

Como deve ser uma bombacha, segundo o MTG

Tecido
Brim (não jeans), sarja (lã), linho, algodão, oxford, microfibra. É vedado o uso de bombachas plissadas e coloridas.

Cores
Claras ou escuras, sóbrias ou neutras, tais como marrom, bege, cinza, azul-marinho, verde-escuro e branca. Fuja das cores agressivas, fosforescentes, contrastantes e cítricas, como vermelho, amarelo, laranja, verde-limão, cor-de-rosa.

Padrão
Liso, listradinho e xadrez discreto.

Modelo
Cós largo sem alças, dois bolsos na lateral, com punho abotoado no tornozelo.

Favos
O uso de favos e enfeites de botões (devem ser do tamanho daqueles utilizados nas camisas, vedados os de metal) depende da tradição regional. As bombachas podem ter, nos favos, letras, marcas e botões. Quando usar favos, deverão ser da mesma cor e tecido da bombacha. Os desenhos serão idênticos em uma e outra perna

Largura
Com ou sem favos, coincidindo a largura da perna com a largura da cintura, ou seja, uma pessoa que use sua bombacha no tamanho 40, automaticamente deverá ter, aproximadamente, uma largura de cada perna de 40 cm de tal forma que não seja confundida com uma calça.

Uso
As bombachas deverão estar sempre para dentro das botas