O Ministério Público de Bento Gonçalves divulgou, na manhã de quarta-feira, 9 de novembro, uma nota oficial a respeito das denúncias recentes envolvendo irregularidades no Presídio Estadual de Bento Gonçalves. A nota é assinada pelo promotor Gilson Borguedulff Medeiros. Veja o documento na íntegra:

Acerca das recentes notícias de irregularidades administrativas – problemas com servidores, cantina ilegal, sistema paralelo de administração – denominado prefeitura – no âmbito do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, o Ministério Público informa que, após coleta de dados, já havia ajuizado, em 04/11/2016, Pedido de Providências perante a Vara de Execuções Criminais da Comarca e em face do Estado do Rio Grande do Sul/SUSEPE, notadamente apuração dos fatos, para responsabilização e adoção de mecanismos para regularização, sem prejuízo de outras medidas.

Posteriormente, após o ajuizamento, foi entregue, em 07/11/16, nesta Promotoria de Justiça documento assinado por servidores públicos. Assim, o Ministério Público solicitou vista dos autos, antes de qualquer decisão judicial, para juntada do documento e novos requerimentos, diante das notícias formalizadas.
Cuidando-se de matéria complexa relacionada à Justiça e Segurança Pública, os fatos são acompanhados com cautela, buscando-se a devida comprovação e identificação dos envolvidos, para providências e responsabilização.

O Ministério Público continua à disposição para receber notícias de irregularidades oriundas de presos, familiares, agentes públicos e da comunidade por meio de cartas, e-mail e atendimento presencial.

Bento Gonçalves, 09 de novembro de 2016.
Gílson Borguedulff Medeiros
Promotor de Justiça

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 9 de novembro