Desde que trabalho com o Semanário, minha caminhada tem sido compensadora. São muitas pessoas que conheci ao longo desses cinco anos de empresa. Quando iniciei como editora da Coluna Social, tive o prazer de conhecer ainda mais de perto lideranças e ícones da sociedade bento-gonçalvense e posso dizer, sem dúvida nenhuma que Moysés Luiz Michelon foi quem mais me inspirou. Uma pessoa gentil, que valoriza suas origens e, a partir delas, constrói o futuro. A pouco estive conversando com ele sobre a I Fenavinho, que este ano recebeu muitas homenagens pelo seu cinquentenário. A Festa foi responsável por impulsionar a cidade a se tornar a Capital Brasileira do Vinho e Michelon estava lá.

Orgulhoso, o empresário contou-me cada detalhe de como foi pensada e elaborada a festa. Tem consigo os livros com a assinatura de cada um que contribuiu para transformar aquele sonho em realidade.

Aos 65 anos construiu seu Hotel, o Complexo Villa Michelon, quando muitos acham que já fizeram tudo, para ele é só mais um começo. Dificilmente alguém não conhece alguns dos feitos de Moysés Luiz Michelon em prol de Bento Gonçalves. Ele sempre esteve envolvido com a comunidade, teve uma trajetória de mais de 40 anos na Isabela e também ajudou a fundar o Vale dos Vinhedos, hoje um dos roteiros mais conhecidos de Bento.
No ano passado, Michelon, ao completar 82 anos, lançou um livro contando suas memórias: Uma Longa Tarde no Paiol. Vale muito a leitura.

Essa semana, mais duas homenagens valorizaram o empresário. Uma, no ato de lançamento da Semana da Pátria, que este ano retorna ao centro da cidade e terá como tema a história da I Fenavinho, a qual Michelon presidiu. E, a outra, a jovem artista Julia Pasquali, que expôs suas obras no salão Átrio do Complexo Villa Michelon a convite do empresário, que quis retribuir o convite, entregando-lhe uma obra, feita por ela, com o retrato de Moysés.

Que orgulho ter o prazer de compartilhar da amizade de um grande líder como Moysés!