Para direção do evento, resultado positivo serve como termômetro para a retomada econômica do setor moveleiro

Valor total das negociações, número de visitantes e grau de internacionalização. Os indicadores divulgados pela organização da Movelsul demonstram que as expectativas iniciais foram superadas em todos os sentidos. Além disso, os expositores também se demonstraram satisfeitos com o resultado dos quatro dias de feira, uma vez que elogiaram a qualificação do público visitante, que veio com o objetivo de fechar negócio.
Segundo informações divulgadas pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), foram 30.284 visitantes, mais de R$ 300 milhões em negócios e 32 países participantes, além do Brasil. Entre eles, é possível citar Alemanha, Argentina, Bolívia, Camarões, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, etc.
As rodadas do Projeto Comprador, que objetiva internacionalizar cada vez mais o setor moveleiro aproximando empresas de importadores, geraram cerca de US$ 60 milhões em negócios. Ao todo, 70 importadores convidados negociaram com 145 empresas.

Recuperação econômica

De acordo com a consultora para negócios internacionais do Sindmóveis, Ana Cristina Schneider, os resultados demonstram que há fortes indicativos de recuperação da economia. “Temos um cenário de retomada da competitividade da indústria brasileira no mercado internacional com oportunidades para todos os segmentos, desde o móvel RTA até o design inovador, com muitos casos de um mesmo comprador buscando linhas variadas para seu portfólio”, analisa.
Na avaliação do presidente da entidade, Edson Pelicioli, as expectativas com a Movelsul 2018 foram superadas. “O sentimento é de satisfação, de ter cumprido nosso papel e de ter conquistado os resultados. Muitas pessoas fazem parte desse projeto, por isso, o sentimento de equipe é de ajudar o setor nesse momento tão importante”, comemora.
Ainda segundo o presidente, os visitantes estão mais qualificados, uma vez que vieram para a Movelsul para concretizar negócios. “Então é uma quantidade maior, com qualidade melhor. O expositor está muito satisfeito”, comenta.
Ele frisa ainda que a partir de agora começa a organização da Movelsul 2020, que requer bastante trabalho e planejamento em longo prazo. “Queremos continuar a filosofia do Sindmóveis, de estar se renovando sempre”, afirma.

Futuros profissionais do setor se encantam com Movelsul

A Movelsul faz os olhos das novas pessoas que estão ingressando no setor moveleiro brilharem. Para os estudantes, que provavelmente irão assumir cargos nas empresas daqui a alguns anos, tudo é novidade e aprendizado. De forma geral, eles expõem que a feira é um ótimo lugar para aprender, descobrir as novidades e tendências e entender, na prática, o que é visto na sala de aula. Estudantes de todas regiões circularam pela Fundaparque.
Além disso, jovens também começam a assumir cargos essenciais para a feira, como o caso do tradutor Pedro Henrique Geremia, de 22 anos, que estudou Comércio Internacional. Apesar de ser natural de Bento Gonçalves, mora em Florianópolis, mas volta ao município em períodos de eventos pelas oportunidades de emprego.

 

Foto: Lucas Delgado

Eu achei a feira bem boa, bem completa. Tem bastante marcas fortes expondo e isso é importante. Essa é a primeira vez que eu venho e com certeza vou sair daqui com os olhos cheios porque a gente vê, na prática, o que estudamos no decorrer do semestre.

Camila Gil, 19 anos, estudante de Design de Interiores.

 

Foto: Lucas Delgado

Eu sempre trabalhei em Comércio Internacional e tenho trabalhado em feiras. Isso é uma oportunidade, as empresas contratam profissionais para dar suporte técnico nas negociações. Além disso, o estudo de línguas me interessa bastante.

Pedro Henrique Geremia, 22 anos, tradutor.

 

 

 

Foto: Lucas Delgado

É bom porque além de ter várias visões, a gente consegue agregar com o nosso ponto de vista. Nós acabamos tendo ótimos resultados. Eu vejo que tem muitos produtores diferentes, com bastante ideias e tecnologia, isso é muito legal.

Ísis Marcon, estudante de Técnico em Móveis.

 

 

 

 

 

Foto: Augusto tomasi/ Sindimoveis, DIVULGAÇÃO