Em meio a um turbilhão de notícias negativas envolvendo o cenário político-econômico nacional, Bento Gonçalves se destaca graças à força dos setores Industrial e Comercial. Exemplo disso são os resultados da 20ª Movelsul, que mesmo com expectativa mais baixa de visitantes, cerca de 6 mil a menos, projeta a movimentação de aproximadamente R$ 1 bilhão em um horizonte de 12 meses. Segundo estatísticas da diretoria do evento, pelo menos 48 países efetuaram transações durante os cinco dias da feira.

Os olhares entusiasmados com a diversidade apresentada estavam estampados nos rostos de quem circulava pelos corredores da Fundaparque. Os visitantes da feira, que é voltada para o setor Moveleiro, puderam acompanhar de perto tendências, lançamentos e projeções para o mercado. De acordo com o presidente do Sindimóveis e da Movelsul, Henrique Tecchio, uma das estratégias utilizadas para atrair o visitante foi o câmbio favorável da moeda americana. “Vimos a baixa do dólar como um oportunidade de trabalho na feira. Trouxemos 30 importadores, que representam 14 países, resultando no fechamento de vários containers de exportação”, destaca. A venda para outros continentes foi o principal foco da Movelsul deste ano.

Outro elemento apontado pelo presidente como relevante ao sucesso da feira foi o período em que foi realizada. Para Tecchio, por se tratar de uma época ímpar, de estagnação econômica e adversidades políticas, o evento proporciona uma chance de sobrevida a empresas afetadas pela conjuntura. “A Movelsul é a maior vitrine que um empresa pode participar. Desde o princípio, revelamos que esta seria a melhor feira de todos os tempos, dentro da atual conjuntura, ela dará uma nova chance a diversas empresas que vieram preparadas para encantar os visitantes que passaram pelos pavilhões”, frisa.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 19 de março