A poucos dias da Feira, equipes precisam organizar logística para minimizar erros e preparar estandes até data limite

A menos de dez dias para a edição 2018 da Movelsul, o ritmo nos pavilhões de eventos da Fundaparque é intenso. As equipes de montagem trabalham com rapidez para construir os estandes e a feira começa a tomar forma, para tudo estar nos conformes dos dias 12 a 15 de março.
Para isso, as equipes precisam funcionar com sintonia e organização. De acordo com o sócio-diretor da empresa de montagem oficial da Movelsul, Alexandre Cunha, é necessário que o trabalho seja executado em tempo recorde, característica inerente das feiras de mobiliário. “O evento nasce um ano antes de acontecer, existe todo um preparo, entre projeto e execução, antes da Feira começar”, explica.
Cunha conta que trabalha com a Movelsul desde 1994 e que possui ampla experiência na organização de feiras no município. Nessa edição, sua equipe montou os estandes oficiais, além de prestar o serviço para 15 expositores. “A logística é a parte mais importante para isso acontecer. Não funciona se não estiver dentro do prazo e não houver qualidade e comprometimento”, ressalta.
O diretor ainda relata que os caminhões são carregados de acordo com o planejamento da montagem. Por exemplo, se antes será colocado o piso, ele é o último a ser carregado, para facilitar no momento de descarga. “Nós já vamos separando as coisas, temos cinco dias de montagem”, observa.
Além disso, Cunha reitera que as equipes precisam estar preparadas para os imprevistos, uma vez que é comum que materiais sejam danificados no processo de montagem. “Tem que estar tudo perfeito para as empresas ocuparem os estandes”, afirma.

Retomada nos negócios

Para o empresário Dirceu Dalla Costa, que irá expor na Movelsul, as expectativas com a feira são boas, em função da recuperação econômica que começa a se desenhar. “Nós estamos esperando que seja um bom ano, percebemos que 2018 começou diferente, com um movimento positivo”, avalia.
Ele observa ainda que não espera concretização de negócios na feira, uma vez que o objetivo principal é aumentar o network e pensar em médio prazo. “Em edições anteriores, nós conseguimos novos representantes e vários importadores. Um contato que conheci na feira se tornou nosso principal vendedor no Uruguai, por exemplo”, conta.