Indivíduo de 20 anos, que havia sido capturado pela Brigada Militar no dia 13 de junho, junto de mais de 300kg de drogas, foi solto no dia seguinte por decisão de juíza. Nesta quinta-feira à tarde, ele foi detido novamente com maconha e cocaína

No mês de junho, uma apreensão de mais de 300kg de drogas, no dia 13, desencadeou uma discussão jurídica em Bento Gonçalves, acerca da soltura dos envolvidos no flagrante. No dia 14 daquele mês, seis dos oito presos foram soltos em menos de 24h após a ação da Brigada Militar. Já na tarde desta quinta-feira, 7 de julho, o delegado da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçalves, Renato Nobre, comunicou que um dos envolvidos no caso, que estava em liberdade até então, foi detido novamente em flagrante por posse de entorpecentes.

De acordo com o delegado, o indivíduo de 20 anos foi preso no bairro Progresso, em abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) enquanto realizava o comércio ilícito das drogas como motoboy, estando inclusive nas mesmas condições da outra apreensão, com mesma roupa e moto. Ele estava em posse de 180 gramas de maconha, dividida em sete unidades, além de seis gramas de cocaína, fracionada em seis porções.

Foto: Polícia Civil/Reprodução

Relembre o caso

Uma nova operação contra o tráfico de drogas na Serra Gaúcha foi realizada nesta segunda-feira, 13 de junho, pela Brigada Militar. Desta vez, o órgão de segurança foi à Bento Gonçalves, por meio do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChq), sediado em Caxias do Sul, para desarticular um depósito e centro de distribuição de drogas no município. A operação, de grandes proporções, partiu do serviço de inteligência do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra).

Durante a ação dos policiais militares, foi apreendida uma grande quantidade de drogas. Ao todo, os agentes recolheram dos locais 314,5 kg de maconha e 385,5 gramas de cocaína. Além disso, oito indivíduos foram detidos, simultaneamente ao longo da operação. Todas apreensões aconteceram em dois bairros da Capital Nacional do Vinho, São Roque e Fenavinho.

Além dos entorpecentes e prisões, o 4º BPChq também apreendeu balança de precisão, materiais para embalagem de drogas, diversos objetos como facas, rádio comunicadores, aparelhos celulares, placas de veículos, coletes à prova de balas, máscaras, que supostamente seriam utilizadas em ataques a bancos, entre outros itens.

A Brigada também recolheu seis veículos durante a operação, sendo quatro motocicletas e dois carros, um GM/Prisma e um Jeep Compass. Os automóveis seriam utilizados pelos indivíduos detidos. Junto desses veículos foram localizados dinheiros e balaclavas, além de toucas ninja, que normalmente são usadas por criminosos durante delitos, dificultando a identificação.

Em relação aos oito indivíduos presos, a idade deles varia de 21 até 52 anos, sendo que sete deles possuíam antecedentes criminais. A maioria deles é mais jovem, não ultrapassando os 23 anos. Todos são homens e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves para registro do auto de prisão em flagrante.

Indivíduos presos:

  • Homem de 20 anos, sem antecedentes;
  • Homem de 20 anos, com antecedentes em tráfico de entorpecentes, moeda falsa, roubo e ameaça;
  • Homem de 21 anos, com antecedentes em posse de entorpecente;
  • Homem de 21 anos, com antecedentes em posse ilegal de arma de fogo;
  • Homem de 23 anos, com antecedentes em pichação de monumento urbano;
  • Homem de 32 anos, com antecedentes em tráfico de entorpecentes, roubo, dano, homicídio, ameaça, disparo de arma de fogo, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e lesão corporal;
  • Homem de 34 anos, com antecedentes em estelionato, disparo de arma de fogo, receptação, furto, roubo, extorsão, desobediência, lesão corporal, ameaça e apropriação indébita;
  • Homem de 52 anos, com antecedentes em ameaça.