Última atualização do relatório que atualiza o número de mortes por gripo no Rio Grande do Sul foi divulgado no final de semana e mostra que subiu para 32, o número de mortes causadas pelo vírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, antes eram 24 vítimas da doença no estado este ano. No início de julho, eram 14. Somente pelo vírus H1N1 (Influenza A), foram 24 mortes registradas. Outras três foram por H3N2 (Influenza A), outras três por Influenza A não subtipado e duas por Influenza B.

Os óbitos foram registrados em Porto Alegre (5), Caxias do Sul (4), Canoas (3), Canela (2), Tramandaí (2) e as demais mortes em Antônio Prado, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Flores da Cunha, Gramado, Lajeado, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Roca Sales, São Leopoldo, São Marcos, Sapiranga, Tupanciretã e Vera Cruz.

Mesmo atingindo a meta de vacinar 90% do público alvo em 2018, após prorrogações da campanha, em virtude da baixa procura pelas doses nas Unidades de Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde destaca que é preciso maior cuidado entre gestantes e das crianças entre 9 meses e 5 anos, faixa com maior número de casos e que mais preocupa. Entre as grávidas do Estado, a cobertura é de só 70%. Já entre as crianças, é de 79%, ainda assim abaixo da meta. Na capital paulista, a cobertura é ainda menor: 54,8% entre as gestantes e 58,4% entre as crianças. No País, esses mesmos grupos não atingiram o objetivo de proteção.