Nesta semana, Bento Gon- çalves perdeu um exemplo de profissional de significativa importância na área de Direito. A ex-presidente da Subseção de Bento Gonçalves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogada, Maria Luiza Sfoggia Romagna, 69 anos, faleceu na quarta-feira, 27 de janeiro e deixou um legado importante como cidadã e profissional. Maria Luiza foi presidente da OAB Bento Gonçalves nas gestões 1998 a 2000; 2001 a 2003 e 2007 a 2009. Além disso, ela foi Conselheira Seccional de 2010 a 2012 e atuou como advogada nas áreas civil, trabalhista e criminal. Maria Luiza se formou na faculdade de Direito, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no início da década de 80. Em cinco de novembro de 1980 ela se inscreveu no quadro de estagiários da OAB e em 15 março de 1985 foi inscrita na Ordem, quando então recebeu o número 15.585. A advogada era casada com o engenheiro Civil, Adelino Antônio Romagna, e deixou os filhos Cláudia Sfoggia Wender, 49, Marcelo Sfoggia Wender, 44, Elisa Romagna, 31, além da neta Amanda, 18.

Atualmente ela trabalhava no escritório Morbini Advocacia, junto com a colega e amiga Marinês Fronza Morbini. “Maria Luiza é uma referência em competência, ética, profissionalismo e como ser humano”, comenta Marinês, ainda consternada. Segundo a amiga, é difícil acreditar e lidar com a perda.

A Conselheira Seccional no Estado e presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Beatriz Maria Luchese Peruffo, trabalhou com Maria Luiza e criou um grande laço de amizade. “Vivemos em uma sociedade que tem muitos homens à frente de postos importantes e ela demonstrou muita coragem e determinação, tanto é que foi eleita para trabalhar em três gestões”, afirma Beatriz. A advogada lembra que a Diretoria Executiva da primeira gestão de Maria Luiza era composta por mulheres. “Lembro que na época, que inclusive eu fui Conselheira Seccional, chamou a atenção da OAB e ainda brincávamos que eram mulheres muito fortes”, conta. Beatriz diz que a amiga era extremamente correta, sempre agiu com ética e justiça. “Quando perdemos uma pessoa tão querida nos damos conta que a vida passa muito rápido e de quanto ela era importante para todos nós”. Beatriz diz ainda que o trabalho de Maria Luiza foi fundamental para o crescimento da OAB de Bento Gonçalves. “Ela participou do movimento OAB Mais, que fez a Subseção da cidade crescer”, pontua. Para Beatriz, o que fica agora é a saudade e as boas lembranças deixadas pela colega e amiga. “Maria Luiza é um exemplo de mulher de Ordem!”

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 30 de janeiro.