Morreu na manhã desta terça-feira, 26, Mafalda Maria Michelon Neis, a primeira mulher a assumir o posto de vereadora em Bento Gonçalves. Ela tinha 81 anos e de acordo com informações da família, sofreu um infarto, em Capão da Canoa. Mafalda foi eleita ao cargo em 1967 pelo  Partido da União Popular.

Em uma entrevista exclusiva ao Semanário, Mafalda disse que saiu da política porque não se via mais como vereadora. “Durante toda a minha vida exerci funções de gestora e não de criadora de leis. Como vereadora, era quase impossível conseguir algum benefício para a comunidade, por ser oposição à administração”. Ela garante que nunca foi convidada para concorrer à prefeitura de Bento, mas acredita que seria uma boa gestora. “Nunca tive a oportunidade, mas se fosse eleita prefeita, acho que faria um bom trabalho por Bento Gonçalves”. Indagada se não estaria na hora de uma mulher assumir o cargo, ela acredita que sim. “Hoje Bento Gonçalves tem muitas mulheres capazes, às vezes, mais preparadas do que os homens para serem lideranças políticas. Acho que está na hora de uma mulher ser prefeita de Bento. Não custa tentar. A mulher precisa ter mais incentivo”, afirma. Depois dela, outras lideranças conseguiram êxito no processo eleitoral. Destaque para Mercedes Cavalet, primeira a conseguir se reeleger (1977-1983 / 1983-1988), pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) que depois passou a ser chamado de Partido Democrático Social (PDS).

A bento-gonçalvense foi homenageada em 2017, durante a inauguração da galeria das ex-vereadoras. O velório acontece nas Capelas São José a partir da noite, e o sepultamento às 10h de quarta-feira, 27.

Representatividade na política: Mulheres ainda sofrem desigualdades