A primeira moradora do Rio Grande do Sul a receber a vacina contra a covid-19, em 18 de janeiro de 2021, faleceu nesta terça-feira, 26, em Porto Alegre, aos 102 anos. Eloína Gonçalves Born residia em um lar de idosos e ficou conhecida após receber uma dose do imunizante contra a doença, ainda quando tinha 99 anos. As causas da morte não foram divulgadas.

Na época em que foi vacinada, Eloína não escondeu a felicidade de ser imunizada contra o vírus, que matou 42.833 pessoas até hoje no RS. A idosa falava do desejo de retomar a rotina nas ruas. Ao tomar a segunda dose, Eloína contou do planejamento para as comemorações dos seus 100 anos.

O velório da idosa segue até até às 18h na capela G do Cemitério São Miguel e Almas, no bairro Azenha. Em seguida, o corpo será cremado.

Nascida em 24 de julho de 1921, Eloína Gonçalves Born teve dois filhos – um já falecido –, quatro netos e três bisnetos.

Em nota, o governo do Estado lamentou o falecimento e relembrou que durante as comemorações de seu 100º aniversário, a idosa conheceu o Palácio Piratini, onde conversou com o governador, Eduardo Leite. Depois, ainda recebeu uma visita do próprio governador no lar geriátrico onde residia. “Dona Eloina viverá para sempre na memória e no coração dos gaúchos”, finaliza o documento.

Foto: Gustavo Mansur / Arquivo