Verdadeiras montanhas de lixo e entulho. Essa é a visão com que moradores do bairro Conceição se deparam diariamente ao passar pela rua Luiz Pedro de Marco. A falta de lixeiras para depositar os resíduos e a dificuldade que o caminhão de coleta enfrenta devido à grande quantidade de becos no local obrigaram os despejos de lixo na calçada. A atitude, além de prejudicial à saúde e ao meio ambiente, aumentou significativamente o número de ratos e baratas nas proximidades do aterro ilegal.

Indignado com a falta de providências da prefeitura após dois meses de solicitações para a instalação de uma lixeira, o pintor Odirlei Cioato já não sabe mais como combater a infestação de roedores e insetos que tentam invadir sua residência. “Isso é uma vergonha, existem muitas crianças pequenas no bairro que brincam próximo a esse monte de lixo, será que o poder público vai esperar alguém ficar doente pra atender as nossas reivindicações?”, questiona.

A situação também preocupa a estudante Keila Cioato de 14 anos. Para ela, a secretaria do Meio Ambiente não parece se importar com o bem estar dos moradores tampouco com os perigos que o quadro representa. “Acredito que exista um pouco de descaso público por se tratar de um bairro periférico, onde grande parte dos moradores pode ser considerada pobre. Duvido muito que essa situação duraria mais de dois meses para ser resolvida se estivesse acontecendo em qualquer outro bairro da cidade”, protesta.

Já o pedreiro João Gonçalves Nunes acredita que a situação poderia ser facilmente revertida se os moradores se conscientizassem e dessem um desfecho, mesmo que provisório mais apropriado ao seu lixo. “É um problema complicado, mas acredito que ao invés de jogarem essa quantidade enorme de detritos no meio da rua para que cães rasguem e ratos infestem, os moradores poderiam ter bom senso e dar uma solução mais apropriada, como caminhar duas quadras e colocar em uma lixeira”, explica

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 27 de setembro.