Uma mulher, 55 anos, registrou uma ocorrência de estelionato na tarde desta terça-feira, 22. A moradora do bairro Maria Goretti, em Bento Gonçalves, teve um empréstimo de milhares de reais feito em seu nome, sem seu consentimento.

Segundo relato da vítima, ela se dirigiu a uma agência da Caixa Econômica Federal para sacar seu benefício do FGTS, quando percebeu que havia um empréstimo de mais de R$ 11 mil feito em seu nome. O valor a ser cobrado pelo serviço iria sair de seu Fundo de Garantia. A mulher alegou não ter realizado a solicitação de empréstimo, da mesma forma em que alega não possuir aplicativos de banco, meio que foi utilizado para essa transação.

A agência em que estava orientou a vítima a registrar o ocorrido em uma delegacia, então ela foi a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para esclarecer os fatos. Além disso, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal enviou ao Semanário uma nota oficial com instruções de como a população pode evitar incidente semelhantes.

Nota da Caixa

A CAIXA esclarece que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer uma de suas agências. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.

O banco orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

A CAIXA disponibiliza informações no portal de segurança, com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone. 

O banco monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes.

O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:
  • Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
  • Desconfie de SMS dizendo ser de seu banco mas que seja de número celular comum, e ainda de e-mail ou qualquer outra forma de comunicação que contenha erros de escrita;
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
  • Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
  • A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
  • A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
  • Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado.