Com a cidade em crescimento em diversas áreas, prefeito Adenir José Dallé visita Brasília em busca de recursos para saúde, agricultura, mobilidade urbana, entre outros setores
Atravessando o Vale dos Vinhedos, ainda em Bento Gonçalves, já é possível ver o pequeno município de Monte Belo do Sul. No alto, os visitantes avistam as torres imponentes de 65 metros de altura da Igreja São Francisco de Assis. Além de capelas e capitéis que se encontram no caminho para o município, de cerca de 2.530 habitantes, a zona rural reserva muita cultura e o valorizado trabalho dos agricultores, com seus largos chapéus de palha e cestos de vime que desfilam sob os parreirais quando é época de colheita.
De acordo com o prefeito Adenir José Dallé, o município está se destacando em várias áreas, além de obras de infraestrutura e o engrandecimento da cidade. “Construímos o pórtico novo, o calçadão e os mirantes. Um projeto importante é o de pavimentação asfáltica no interior, que estamos fazendo para beneficiar as pessoas que moram por lá, para facilitar o escoamento da uva e, também, pensando na área do turismo. Há vários empreendimentos no interior do município e é fundamental ter esse acesso pavimentado”, prioriza.
As principais fontes econômicas de Monte Belo do Sul são compostas por 74,6% da agricultura, 11,3% da indústria, 7,3% do comércio e 6,8% de serviços, tendo hoje, nos seus produtos artesanais, uma condição financeira emergente. “A cidade depende muito do trabalhador rural e estamos vendo, logo adiante, um incremento em nossa receita no setor de turismo. São vários empreendimentos que estão surgindo e com certeza vai aumentar a rendimento do município e gerar uma renda a mais para os habitantes”, afirma.
Ensino integral é o futuro
A educação no município é motivo de orgulho. As escolas atendem aos alunos com comprometimento e seriedade e as que estão por vir seguirão formando cidadãos envolvidos com o futuro de sua terra. “Pretendemos, a partir do ano que vem, ter uma nova escola que será de contraturno para as crianças do 1º ao 4º ano. Num turno terão o ensino tradicional e no outro haverá oficinas. Seremos um dos primeiros municípios com esse sistema”, revela. O prefeito conta que atualmente as mães que trabalham têm dificuldades, pois não têm onde deixar as crianças. “A partir do ano que vem, a criança poderá ficar o dia inteiro na sala de aula. Isso é uma melhora muito grande na área da educação”, valoriza.
Zelo pelo bem estar da população
Na área da saúde, o município oferece um bom atendimento, seja na questão de consultas médicas e oftalmológicas, ou para cirurgias de alta complexidade, eletivas e exames especializados, que não possuem filas de espera. “Sempre é importante o investimento de recursos neste setor. Estamos aguardando a questão do Sistema Único de Saúde (SUS), que é algo demorado, então o município está aplicando em serviços nas referências da região para atender melhor nossa população, como Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha. Há poucos lugares que tem esse acolhimento, além disso, temos um transporte para levar os pacientes para fazer procedimentos, buscamos lá no hospital”, ressalta.
Um lugar tranquilo para viver
Falando sobre habitação, Dallé relata que Monte Belo do Sul tem novos loteamentos e várias pessoas de fora optam por residir no município por conta da facilidade. “Constroem sua casa aqui para o fim de semana ou para morar definitivamente. Está evoluindo muito e temos a preocupação de fazer com que esse crescimento seja ordenado para não perder a tranquilidade, nossa cultura, tradição e patrimônio histórico. Pretendemos manter a cidade com essa calmaria”, frisa.
Turismo nas alturas
O prefeito está em seu quarto mandato. Quando retornou em 2017, começou a falar muito forte sobre turismo. “Antes tínhamos em torno de dez a doze empreendimentos, hoje já contamos com mais de 50 locais voltados para o turismo, como pousadas, agroindústrias, artesanatos e as pequenas vinícolas”, sublinha. Segundo Dallé, há fortes investimentos na área e as pessoas de fora estão procurando lotes de terras em lugares altos para construir pousadas e restaurantes. “Já somos um destino turístico, mas não tenho dúvida de que logo adiante, o Vale dos Vinhedos e Monte Belo será uma coisa só. Temos bons locais gastronômicos, antigamente havia dificuldade por ter poucos lugares para os turistas comerem. Também estamos construindo um hotel no centro com 80 apartamentos”, completa.
Visita a Brasília
Na última semana, Dallé, acompanhado do Presidente do Legislativo Eder Ângelo Zaffari e do vereador Vitor Perin, estiveram em Brasília cumprindo uma agenda pública. Um dos compromissos foi o de visitar a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), onde receberam atendimento técnico de colaboradores da entidade.
Os parlamentares e o gestor saíram satisfeitos com a atuação da CNM em busca de melhorias para aliviar as dificuldades da cidade. “É muito importante essa atuação para descentralizar os recursos e fazer justiça com os municípios. Ficamos muito felizes pela acolhida em Brasília”, disse Dallé. Também ocorreu uma reunião com o chefe de gabinete para liberação dos recursos e emendas já cadastradas. O objetivo era conhecer e dar andamento aos programas que possam ser objeto de recursos para Monte Belo do Sul.
A primeira pauta foi proposta na reunião com o Dr. Kaio Koerich, chefe de Gabinete do Ministério do Desenvolvimento Regional e Urbano. A secretaria em que o político atua é responsável pela promoção do desenvolvimento regional e urbano, atuando intensamente no fortalecimento de sistemas produtivos inovativos locais e regionais; na produção irrigada; em investimentos em reabilitação urbana; na gestão do território; no fortalecimento das capacidades federativas e em investimentos em mobilidade urbana para a promoção do acesso universal à cidade, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.
Nos dias 7 e 8 de novembro, o trio percorreu outros gabinetes. Visitaram o deputado federal Giovani Cherini, onde foi reivindicada uma retroescavadeira a fim de que possam realizar os trabalhos solicitados pela população. Com o deputado federal Alceu Moreira, solicitaram verbas para saúde e agricultura, além de conversas sobre demandas para todas as secretárias e a solicitação do encaminhamento de emendas parlamentares para o município.
Também foram recebidos pelo deputado federal Marcel van Hattem, na terça-feira, 8 de novembro. Segundo o chefe do Executivo Municipal, o encontro é uma forma de estreitar os laços a fim de planejar projetos que possam contar com o apoio do deputado no próximo ano.
Fotos: Divulgação