O bom desenvolvimento dos parreirais está deixando o setor otimista. Os cachos estão na fase de enchimento dos grãos. Mesmo cautelosos para fazer uma projeção concreta de produção, os viticultores já apontam que o resultado final da produção deverá ser bem melhor que a do ano anterior, quando, infelizmente, a quebra chegou a 65%.

Para o viticultor Emerson Cimadon, 41 anos, os parreirais estão bonitos se comparados no ano passado. De acordo com ele, agora é o momento de se dedicar ao tratamento das videiras. Segundo o produtor, na floração, algumas flores acabaram se soltando, e com isso pode ser que a produção diminua. “Em alguns cachos caíram alguns grãos, e isto pode afetar na quantidade, mas o importante é que tenhamos qualidade”, pondera.

O agricultor, que reside no Distrito de Faria Lemos, lembra que não pode se queixar na última safra, pois a sua perda foi bem inferior aos demais viticultores da região. De acordo com ele, a redução foi apenas de 25%. Porém, neste momento, a preocupação se volta para a incidência de dias consecutivos de chuva. “O dia ideal seria que a partir de agora chovesse uma vez por semana, o que já estaria bom para as videiras”, comenta. O problema do excesso de chuva neste ano é que pode ocorrer a podridão no grão da fruta em determinadas regiões.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 5 de novembro.