Até o final do século IXX, começo do século XX, as ideias econômicas que dominavam o mundo eram as do liberalismo clássico onde se tinha a crença de que os mercados podiam se regular por si só e onde a produção geraria sua própria procura. Ou seja, o mercado em si conseguiria se regular automaticamente sem a interferência de ninguém.
Com o começo do século XX, algumas ideias começaram a tomar mais força, a de que o capital exploraria o trabalho, que o lucro seria a exploração do trabalhador e que uma divisão da renda e da riqueza mais “comum” seria melhor. Propagaram-se os conceitos socialistas, notadamente na Alemanha e, principalmente, na Rússia antiga. Nascia com toda força o socialismo pregando que os meios de produção pertencem ao Estado e que as pessoas saberiam dividir entre si toda a renda e a riqueza com a tutela dos governos.

Com a queda da bolsa de Nova York, em 1929, época da maior depressão econômica mundial de todos os tempos, começaram a prevalecer ideias de que os mercados são imperfeitos e que o governo deveria intervir sempre que existisse uma crise. O mundo não foi mais o mesmo até hoje.

Tínhamos, portanto, o tripé atual: Capitalismo X Socialismo X Governo. O capitalismo floresceu e continuou sua trajetória crescente. O socialismo sucumbiu. Mas os governos nunca mais deixaram de intervir nas economias.

O modelo que o PT adotou foi o do socialismo. O partido nasceu para o social, para defender políticas públicas que privilegiassem, na essência, a distribuição de renda dos “ricos” para os “pobres”, da presença onipotente do Governo na economia que saberia tudo e conseguiria distribuir toda a riqueza gerada de forma universal a toda a população. Adotaria como prática o protecionismo para dificultar a importação o que facilitaria a produção nacional. Criaria a base da sociedade perfeita onde o governo seria o guardião do templo e toda a população estaria coberta dos benefícios da gestão pública, do crescimento contínuo, da distribuição da renda e da melhoria do padrão de vida de todos. Bonito né?

A Alemanha Oriental, socialista, sucumbiu. A Rússia, socialista, está na UTI. Cuba não sobrevive sozinha. A Venezuela implodiu. A China é a única que se aproxima deste modelo que ainda respira. Por quanto tempo? Não aguentará mais 30 anos.
Ou seja, o modelo PT não deu certo no Brasil nem em qualquer democracia do mundo. Há de se respeitar seus defensores por acreditarem em ideais mas que não funcionam na prática. Há de se respeitar seus defensores por acreditarem em utopias. O mundo, muitas vezes, é guiado por utopias.

Um país preso nesse debate entre capitalismo e socialismo é um país atrasado. O mundo quase que completamente já passou desta fase. O Brasil ainda tem no medo uma bandeira forte. Este modelo implantado nos últimos 14 anos pelo PT e seus adeptos construiu um país de medo e aprisionou os brasileiros de hoje e os de amanhã num nó difícil de desatar. Não funciona nem aqui nem na China para usar um jargão popular. Sem falar no aparelhamento do Estado para perpetuação no poder via corrupção.

Felizmente a grande maioria do povo agora aprendeu que sem emprego nada sobrevive. Nem as ideias. Sem escolas, saúde e segurança, o futuro é incerto. Aprendeu que a irresponsabilidade de governantes pode quebrar um país. Antes tarde do que nunca.

O futuro é você quem faz. Pense nisso e sucesso.