A Diocese de Caxias do Sul emitiu um comunicado oficial nesta quarta-feira, 17, informando a suspensão de missas, cultos e sacramentos com a presença de fiéis, em decorrência da mudança de classificação da região da Serra Gaúcha para a bandeira vermelha, no Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul, para o combate da pandemia do novo coronavírus. Apesar da proibição de aglomeração de pessoas, a Diocese permite que as igrejas abram suas portas para oração individual, obedecendo os critérios sanitários definidos em cada município.

Conforme o documento assinado pelo bispo Dom José Gislon, as medidas não se aplicam para os municípios de São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Imigrante e São Valentim do Sul, que não pertencem à microrregião de Caxias do Sul.

Para amenizar os efeitos da suspensão, o religioso orienta que os fiéis acompanhem as celebrações através dos meios de comunicação. O documento diocesano aponta ainda que presbíteros solicitados para levar a eucaristia e o sacramento da unção dos enfermos, devem redobrar os cuidados para evitar o contágio e a propagação da Covid-19.

Confissões são permitidas desde que sejam realizadas em ambiente amplo e arejado, mantendo distância entre o padre e o fiel, além da utilização obrigatória da máscara de proteção. Batizados somente poderão ser realizados em casos de emergência.

O decreto observa ainda que padres e ministros que fazem parte do grupo de risco não presidam cerimônias fúnebres. Estas deverão ser realizadas sem missa, com número restrito de pessoas, observando as normas sanitárias.

As normas seguem em vigor até quando perdurar a classificação de bandeira vermelha na região, de acordo com as determinações do Governo do Estado. “Enfrentando com a coragem da fé os sofrimentos do tempo presente, busquemos cada vez mais renovar e fortalecer a nossa esperança no Senhor da Vida, intensificando nossas orações e assumindo, com lucidez e responsabilidade, o imperativo cristão da defesa e cuidado da vida humana, como dom e compromisso”, diz a nota.