Os cinco novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que já estão em funcionamento foram habilitados pelo Ministério da Saúde, ou seja, passarão a receber recursos federais para a sua manutenção. A portaria de liberação foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 8 de junho. Com a novidade, o repasse, previsto pela Prefeitura de Bento de R$ 8 mil mensais foi cancelado.

De acordo com o Hospital Tacchini, os novos leitos são exclusivamente para o atendimento de pacientes infectados pela Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e poderão funcionar pelo período de três meses. Até a habilitação, o município havia firmado um termo de aditamento para o repasse de recursos e que acabou sendo utilizado em apenas um dia.

Atualmente, o Hospital Tacchini possui 35 leitos de UTI. Destes, 18 são voltados ao SUS. A regulação do acesso aos leitos é controlada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), podendo assim, caso haja necessidade, pacientes de outras cidades utilizarem os leitos de Bento Gonçalves, bem como, moradores da Capital do Vinho serem transferidos para outras instituições de saúde do RS na falta de espaços no Hospital Tacchini.