O Ministério da Saúde emitiu alerta informando que o antiparasitário Ivermectina não tem efeito contra a dengue. De acordo com a pasta, o medicamento, que chegou a ser defendida para o tratamento precoce contra a Covid-19 durante a pandemia, não possui eficácia comprovada para combater a doença causada pela picada do Aedes aegypti.

A pasta reforça que o remédio não é capaz de diminuir a carga viral da dengue e que não há nenhum protocolo que inclua ele no combate à doença. Em nota, o ministério disse ainda, que a disseminação de fakenews, principalmente quando se trata de um cenário epidemiológico que exige atenção, é algo extremamente perigoso.

De acordo com o a pasta, o protocolo oficial em casos de dengue estabelece que um médico identifique os sintomas a partir de uma pesquisa feita com o paciente. Depois, dependendo da situação, pode solicitar exames laboratoriais. Para os casos leves, a recomendação é repouso, hidratação e uso de paracetamol ou dipirona se houver febre ou dor.

Outro ponto importante: o paciente não deve tomar ácido acetilsalicílico.

Ainda segundo o Ministério, o paciente deve voltar ao hospital se apresentar dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.