Idosos acima de 60 anos, imunizados com a segunda dose da vacina contra a covid-19 há pelo menos seis meses, poderão ser vacinados com a terceira aplicação, ou também chamada dose de reforço. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira, 28. Ele segue isolado nos Estados Unidos após ter sido diagnosticado com a doença.

Conforme o ministro, com a ampliação da faixa etária, pelo menos mais sete milhões de brasileiros poderão receber o reforço. Até então, apenas idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos, além dos profissionais da saúde poderiam receber a vacina da Pfizer.

Ainda não há uma data oficial para a aplicação neste grupo, uma vez que há necessidade da publicação de uma nota técnica informando sobre as alterações, inclusive com a inserção dos profissionais de saúde nesta nova etapa. A previsão, no entanto, é de que o Ministério comece a entregar as doses da Pfizer para este grupo ainda esta semana.

Para receber a dose de reforço, é necessário que o contemplado tenha completado o esquema vacinal, ou com as vacinas de duas doses ou com a de dose única há pelo menos seis meses.

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil