Chumbo

A ingestão de metais como o chumbo compromete a saúde e é mais comum do que se pensa.

Podem ser ate fatais os efeitos adversos à saúde causados pela ingestão de pequenas quantidades. Ocorre que não estamos livres de ter contato com essas substâncias, O chumbo é um elemento tóxico, de efeito cumulativo, muito encontrado no organismo humano.

A exposição ao chumbo pode ocorrer através da água, ar, alimentos, tintas, baterias, enlatados, cigarros, agrotóxicos, derivados do petróleo, canalizações de chumbo em residências antigas, produtos de beleza e outros. O sistema nervoso é o mais afetado.

Pode causar tumores no lobo frontal direito do cérebro, nódulos malignos nos seios, convulsões, dor de cabeça persistente, danos renais e mania de perseguição. O chumbo pode atravessar à barreira placentária e afetar o desenvolvimento do feto, sendo comum a redução da inteligência, dificuldades no desenvolvimento da fala e comprometimento motor.

Também é responsável por edema cerebral, anemia e paralisia levando a impotência. O emocional também fica prejudicado, sendo comum a ansiedade, depressão, nervosismo e agressividade. Crianças com dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento, hiperatividade e déficit de atenção, além do chumbo e do alumínio em excesso, pesquisas feitas nos Estados Unidos, mostraram que essas crianças tinham também, em média 25 vezes mais cádmio que as crianças normais.

O chumbo está sempre aumentado no organismo dos criminosos, principalmente homicidas. Pesquisa feita no corredor da morte, onde estão os presos condenados a cadeira elétrica e entre presos de alta periculosidade, do Texas e Califórnia, mostraram altos teores de chumbo, cádmio e manganês, o que vem motivando uma onda de clemência e tratamento para a desintoxicação. Hoje se conhece a toxidade do chumbo e outros minerais, bem como a forma de eliminá-los do organismo.