Em 2020, número de novas certidões cai em comparação com 2019: 3,7%; sepultamentos também diminuíram

No ano passado, o Cartório Civil de Bento Gonçalves registrou 1.580 nascimentos, cerca de 3,7% a menos que em 2019, quando foram 1.641 novas certidões bento-gonçalvenses. No referido ano, veio ao mundo 802 meninos e 778 meninas.

A quantidade de nascidos aliada ao baixo número de sepultamentos, 460, fez a cidade fechar o ano com um significativo crescimento vegetativo. O saldo foi de 1.120 a mais do que falecidos.

Na cidade, no ano passado, veio ao mundo mais meninos do que meninas. Foto: Divulgação

Número de óbitos é menor

A Capital do Vinho enterrou 38 pessoas a menos do que em 2019. No total, foram 460 sepultamentos nos cemitérios municipais, de janeiro a dezembro. Os dados foram divulgados pela prefeitura.

Desse total, 73 vidas sepultadas foram em virtude da Covid-19, outras foram cremação ou enterradas em outros cemitérios. Os óbitos em razão da doença começaram em abril.

O mês de julho foi o de maior registro: 62 perdas ao todo. O período ficou caracterizado também como o “pico da pandemia”, levando 26 pessoas a falecimento.

Sofia e Miguel: os nomes mais registrados na cidade

Seguindo na mesma linha do ranking nacional, Miguel é o mais escolhido entre os meninos enquanto Sofia foi o favorito dos papais em 2020, conforme levantamento do cartório. O registrador civil Gerson Tadeu Astolfi Vivan esclarece que o feminino teve variações gráficas como Sophia/Sophie.

Arthur e Helena são os mais populares no RS

O ranking de nomes mais recorrentes registrados em cartórios do Rio Grande do Sul em 2020 revela a predileção dos pais por nomes simples. Os 10 mais comuns são curtos, sendo que Helena, com 1.523 registros, lidera entre as meninas e Arthur, com 1.604 registros, é o nome mais registrado no geral.

Nomes compostos aparecem apenas em duas ocasiões: no nono lugar entre os meninos, Pedro Henrique, com 704 registros, e no nono entre as meninas, Maria Clara, com 645.

Foto: Divulgação