A virginiana Michele Becker De Toni, de 37 anos, sempre teve interesse e afinidade por assuntos relacionados ao tradicionalismo gaúcho. Em Estrela, sua cidade natal, buscou um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), com a intenção de apresentar o ambiente para suas filhas, Nicole e Kauana. A partir daí, ingressou nesse estilo de vida e não parou mais. Trabalhou em alguns CTGs de Bento Gonçalves como secretária, diretora artística e diretora cultural. Quando entrou na Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), foi convidada a fazer parte da diretoria da entidade, atuando como diretora de patrimônio, organizando cursos e eventos.
Michele e seu companheiro, Odemar De Toni, estão juntos há oito anos, sendo um de casados. “Trocamos as primeiras palavras em um rodeio na ABCTG, onde ele me convidou para fazer parte de sua chapa para a eleição de nova diretoria. Desde então, o universo se encarregou de fazer com que nossos caminhos se cruzassem com mais frequência, e nossa relação perdura até hoje”, conta.
Para ela, ser mãe nos dias de hoje implica numa conciliação bastante pesada de diversas funções simultâneas, entre trabalho doméstico, vida profissional e a criação dos filhos. Por isso, faz questão de passar exemplos positivos e relembrar bons momentos, além de tirar um tempo para estar junto de suas filhas, com pipoca e chimarrão.
A tradicionalista se considera bastante pé no chão, companheira e determinada. “É minha obrigação ser uma pessoa melhor, para que eu possa sentir orgulho de mim mesma. Meu ponto forte é a minha vontade de fazer acontecer. A menina de antigamente, teria orgulho da mulher na qual me tornei”, reflete.
Ao longo do tempo, Michele percebeu que sua caminhada como mulher tradicionalista foi muito importante para ela, que aprende mais a cada dia que passa. “Hoje, vejo o trabalho que fiz com as Invernadas, departamentos e entidades tradicionalistas e me sinto feliz em ver que a semente que plantei lá atrás, permanece no coração e na memória de cada pessoa que fez parte desses momentos, e que estão levando esses ensinamentos adiante”, conclui.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Meu trabalho voluntário no tradicionalismo
Felicidade: minha vida hoje
Saúde: minha paz
Praia ou campo? Campo
Um filme: A procura da felicidade
Uma paixão: nossa cultura Gaúcha
Uma música: Perfil Gaúcho – Os Monarcas