Pelo menos uma vez por semana, eu esqueço o quanto amo meu café da manhã. O quanto ele é prazeroso e o quanto me faz bem. Nesse dia acordo pensando em passar na padaria e comer todas aquelas gorduras saturadas, polvilhadas de açúcar e estupidamente recheadas.
Vou tomar banho pensando quais salgados e quais doces vou pegar dessa vez. Sempre planejando meticulosamente para que eu possa me satisfazer por completo, já que iria sair da “dieta”.
Me sinto segura decidindo aquilo, vou passar na padaria e ponto. Sinto o cheiro da massa, pego o saco recém pesado e começo a comer no carro mesmo. Puff. Voltei à vida real. Depois do banho eu começo a preparar o meu café. Porque, afinal, posso me sabotar para o bem também, e finjo que vou pegar só alguma coisinha na padaria, para não jacar tanto.
Começo a tomar o meu café. O MEU DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ MEU DEUS COMO É BOM. Lembrei de como iria me sentir apenas 10 minutos depois de comer aqueles quitutes gordurosos. Lembrei de verdade. Senti de verdade. É horrível, sufocante, não dá para voltar atrás? Porque fui comer essas besteiras se sabia que ia me sentir assim? Já fiz isso 296 vezes e é sempre o mesmo resultado….azia, refluxo, dor de estômago, cansaço e sono excessivo por causa da insulina. Fora que, comer na padaria é como se eu pegasse meu treino todinho da academia, amassasse e o resto imaginem qualquer coisa que anule todo o esforço com bastante humilhação.
Assim também é quando você trai. Quando você magoa alguém que gosta. Quando você troca um momento por uma vida. Quando você valoriza mais o que não tem. Quando você dá ouvidos a qualquer desconhecido e despreza quem está do seu lado todos os dias.
Mas não adianta chorar pelo leite derramado, amiguinho. É sempre depois que a gente percebe o quanto amava aquela pessoa, só depois a gente vê o quanto era abençoado por ter ela por perto, o quanto ela era linda, o quanto ela tinha potencial. Não é para qualquer um, apoiar alguém em todos os seus momentos, enxergar os momentos bons, quando os outros nos ensinam que tudo “pode” ser infinitamente melhor se for diferente.
Santo de casa faz milagre sim. E arrependimento mata também. Mata sonhos, mata almas. Exercitar o amor é uma regra básica para mantê-lo. É como ir para a academia: para um resultado duradouro, parar não é uma opção.
Que bom que eu não tomei café na padaria. Padarias sempre vão existir, cada vez mais, e mais açucaradas (calma, eu AMO VOCÊS, PADARIAS). Mas o que elas oferecem não servem para a vida que quero. Ainda vou acordar várias vezes pensando no croissant de presunto, queijo e requeijão, mas o que importa é que eu sei que isso não substitui o meu querido café de todos os dias.
Como amo meu café da manhã. Quem sabe um dia eu leve você para tomar café comigo, na padaria.