Evento conta com diversas ações que vão até o dia 2 de dezembro

No último sábado, 6 de novembro, houve a abertura oficial da programação do Mês da Consciência Negra em Bento Gonçalves. As ações que compõe a data comemorativa vão até o dia 2 de dezembro.

Ao longo das semanas o evento contará com atividades culturais, sociais e políticas que demonstram a reivindicação do espaço de fala e de representatividade das culturas. O município pode esperar peças de dança, teatro, rodas de conversa e de capoeira, fala sobre consciência negra na Câmara de Vereadores e atos alusivos a questões raciais.

O projeto foi realizado pela Prefeitura de Bento, através da Secretaria de Cultura, pelo Movimento Negro Raízes, Sociedade 20 de Novembro, Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Conselho Municipal de Política Cultural, Museu do Imigrante e Instituto Federal RS.

Aprendizado para as crianças

Umas das frentes de passagem de cultura e conhecimento para a população são as crianças. Pensando nisso, escolas municipais da Capital do Vinho também entram no cronograma do Mês da Consciência Negra. Nesta terça-feira, 9 de novembro, a Escola Municipal Ensino Fundamental Santa Helena recebeu, pela manhã, uma oficina sobre Graffitti.

Bernardo Silva Duarte, de 18 anos, é quem está passando esse conhecimento para os pequenos, que é novo para muitos deles. Há seis anos ele já pratica Breaking, um elemento do Hip Hop, e há três ele tem se aprofundado mais no Graffitti. Atualmente ele trabalha com essa arte, levando cultura Hip Hop para aqueles que contratam seus serviços artísticos com os desenhos.

Ele explica que é importante essa atividade que está realizando juntamente com a Secretaria de Cultura, levando um bate-papo para o ambiente escolar sobre racismo e muitas situações que acontecem dentro e fora de instituições. “Acabei faz pouco tempo a escola e presenciei que havia racismo de uma forma não tão direta, por isso trago a atividade com uma conversa para trocar ideia junto com os alunos”, lembra.

Duarte se orgulha do que a arte do Graffitti trouxe de positivo para sua vida, proporcionando para ele a possibilidade de ser um empreendedor. Pensando nisso, ele leva algumas técnicas e aprendizados para passar adiante durante a oficina. As escolas participantes ainda recebem uma arte dele para ficar de lembrança.

O impacto das ações

O artista Duarte também destacou a importância de todas atividades que já aconteceram e irão ocorrer ao longo do mês de novembro. “Para mim está sendo muito importante mesmo e com certeza as ações causam muito impacto”, menciona sobre sua primeira participação com a Prefeitura.

Ele também enfatiza a relevância das pessoas participarem dos eventos que ocorrerem, pois ele diz que está aprendendo muito e aproveitando cada momento do Mês da Consciência Negra.

O apoio da Secretaria

O secretário da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, diz que qualquer debate que faça a sociedade crescer como um todo é importante para o município. Para ele é relevante que cada fala sobre questões raciais leva não somente ao combate do racismo, mas de qualquer preconceito. “Temos que evoluir para uma sociedade mais justa, com oportunidades iguais para todos e sem discriminação”, destaca.

Ele explica que todas atividades do Mês da Consciência Negra foram pensados e construídos para trazerem mensagens antirracistas, independente se são artísticas ou culturais. As ações ocorrerem no Centro da cidade, na Fundação Casa das Artes e em escolas. Todas essas atividades, segundo o secretário, poderão atingir mais de cinco mil pessoas.

Soares menciona que a sociedade de Bento é diversificada e acredita que atualmente há mais de 50% da população que venha de outras cidades, buscando trabalho e uma vida. “Todos, têm consigo, suas próprias origens e culturas. Bento Gonçalves sempre foi e é uma cidade muito acolhedora”, pontua.