A maternidade transforma vidas, preenche o que estava vazio e fortalece elos. Há mulheres que se tornam mães jovens, outras mais velhas.  Há quem tem filho na primeira tentativa, e algumas tem um pouco mais de dificuldades. O sonho de ser mãe move montanhas, e nem sempre é fácil e simples, porém, é gratificante. Meriene Stankievicz Balssanello lutou muito por seu sonho, nunca desistiu e sempre acreditou ser possível, e foi. A empresária de 36 anos está grávida do primeiro filho e conta os dias para poder segurar seu bebê no colo.

A luta e a fé pela maternidade

Filha única, Meriene sempre quis ter filhos, e não apenas um. Construir família e formar uma vida em união. Nascida em Getúlio Vargas, mas bento-gonçalvense de coração, casou com Ricardo Balssanello em maio de 2013, e dois anos depois a vida à dois não era mais o bastante, e as tentativas de aumentar a família começaram. Mal sabiam eles a luta que viria a partir daí. O sonho de ser mãe, acabou sendo mais complicado do que o esperado.

Foram exatos 5 anos de tentativas, perseverança e fé.” Eu e meu marido tentávamos e eu não conseguia engravidar. Buscamos ajuda profissional, eu fui diagnosticada com síndrome do ovário policístico e o Ricardo com Varicocele, e os médicos nos disseram que não seria impossível uma gestação natural, porém, era difícil demais. Eu teria que fazer um tratamento com medicamentos e o Ricardo teria que passar por uma cirurgia, só depois disso deveríamos tentar novamente pelo método natural, e caso não desse resultado teríamos que partir para uma fertilização”, conta Meriene.

 A frustação do casal foi inevitável, e aquele sonho da filha única de ser mãe parecia cada vez mais distante e difícil de se realizar. “Foi um baque muito grande, uma sensação de impotência, eram anos tentando, sem resultado. Além disso, tínhamos que aguentar as cobranças das pessoas, perguntando, questionando.  Quem está de fora não tem ideia, não imagina o que um casal tentante passa, é angustiante”, desabafa a empresária.

Mesmo com todos os obstáculos pela frente, desistir nunca foi uma opção e Meriene e Ricardo fariam tudo que estivesse ao alcance para a realização do sonho de serem pais. Após o diagnóstico, eles esperam mais dois anos e meio, na tentativa do método natural. Após nenhum resultado, decidiram pela realização da cirurgia de Ricardo, marcada para fevereiro deste ano, e o tratamento de Meriene, e foi então, que veio a melhor e mais inesperada surpresa.  “Deus não dorme nunca e ele sabe exatamente a hora que as coisas devem acontecer”, conta ela emocionada. 

 A luta tinha chegado ao fim, e em dezembro do ano passado Meriene descobriu que estava grávida. Foi um misto de sentimentos, o inacreditável aconteceu, e o ‘quase’ impossível se tornou real. “Achávamos que no método natural não iríamos mais conseguir. Quando descobri fiz uma surpresa para o meu marido, que também demorou muito para entender que aquilo estava realmente acontecendo, e a ficha cair que, seríamos papai e mamãe”, fala a grávida mais radiante do ano.

Na espera de Matteo

De dezembro pra cá, tudo mudou. ‘Eles estão grávidos’, e a chegada mais esperada estava prestes a se tornar real. Tudo aquilo que antes era apenas um plano, agora era concreto, e a mamãe não cabe em si de tanta felicidade. Meriene está grávida de 27 semanas, e logo o Matteo já vai estar nos seus braços. “É uma alegria enorme ir atrás das coisas, comprar as roupinhas e principalmente fazer as ecografias, ver como ele está e ficar imaginando com quem será parecido”.

Gestar nem sempre é fácil, e as vezes até meio assustador, mas quando a gestação vem depois de tanta luta, tudo fica mais lindo. “Ser mãe é uma dádiva de Deus, e saber que dentro de você tem alguém que vai depender de você para tudo é surreal, e aí penso: se Deus me deu esta chance, é porque Ele acha que eu e meu marido somos capazes de criar este serzinho da melhor maneira possível”, completa Meriene.