Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria de Educação foi premiada com o Primeiro Lugar no 2º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar – Etapa Regional Sul – promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento aconteceu no auditório do SEBRAE, em Brasília. A merendeira Daniela Fernanda Felizardo, da Escola Municipal de Educação Infantil Feliz da Vida, criou a Polenteca. A receita contemplou as peculiaridades da culinária regional e da agricultura familiar, tendo como ponto de partida a observação de que as crianças aceitam muito bem a polenta, assim pensou-se em partir de algo que gostam muito para introduzir outros sabores (no caso os recheios). O concurso teve como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Dessa forma, esses profissionais colocaram sua criatividade e capacidade à prova e criaram levando-se às tradições alimentares de todo o país.

As merendeiras selecionadas na Etapa Nacional participaram de uma programação intensa que compreendeu o Curso de Boas Práticas e Elaboração de Receitas, no SENAI/ DF (Taguatinga), preparação e degustação das receitas e apresentação da atividade de Educação Alimentar e Nutricional para os jurados e a Cerimônia de Premiação.

“Por ser conhecida como a terra da colonização italiana, veio a ideia da farinha de milho no lugar da farinha de trigo. E pensando na agricultura familiar, me deu um insight sobre os talos de beterraba e introduzir esse ingrediente no recheio junto com o guisado de carne. O objetivo foi pensado em aproveitar os ingredientes por inteiro para não haver o descarte dos mesmos”, diz Daniela, que recebeu o prêmio de R$ 6 mil e uma viagem para o Caribe.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques enfatiza o reconhecimento e a valorização da condecoração: “Estamos orgulhosos. Este prêmio – Melhores Receitas da Alimentação Escolar – é resultado de um trabalho de equipe comprometida e responsável que tem a função de pensar e oferecer uma alimentação escolar saudável, utilizando os produtos minuciosamente selecionados para ofertar bons alimentos. E uma prova disto é a ‘Polenteca’, uma panqueca deliciosa feita com farinha de milho e recheada com talos e folhas de beterraba.”

“Estamos muito orgulhosos por mais esta conquista para nosso Município. Recentemente estávamos vibrando com o prêmio para alimentação escolar. E hoje nossos sorrisos são por estarmos entre as cinco melhores receitas do Brasil. Quem ganha são nossos alunos que consomem alimentos de qualidade, oriundos da agricultura familiar e além de tudo premiados. Parabenizo à merendeira Daniela, a equipe da Secretaria de Educação e a todos os bento-gonçalvenses.”, ressalta o prefeito Guilherme Pasin.

O júri foi composto pelo Chefe de cozinha do restaurante Bloco C, um dos mais antigos de Brasília, Marcelo Petrarca; Mariana Rocha, representante do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU; Lorena Medeiros, do Conselho Regional de Nutrição em Brasília; Alda Oliveira, presidente do Conselho de Alimentação Escolar do estado de Roraima e Sofia Marinho, estudante do sexto ano da CEF 104 Norte, em Brasília.