Proprietário da imobiliária Altlux afirma que quanto mais características únicas, maior a chance de valorização da propriedade

Em Bento Gonçalves é comum encontrar pessoas que vieram de fora para trabalhar, por isso, também se percebe a quantidade populacional aumentando dia a dia. Com isso, crescem também as obras de imóveis residenciais e comerciais e, consequentemente, as oportunidades de investimento.

Segundo o proprietário da imobiliária Altlux, Ismael Viana de Souza, adquirir imóveis é considerado um investimento pela valorização. “Hoje, se adquirir um imóvel na planta, digamos um apartamento, até o tempo de ele ficar pronto tem toda a variação do INCC (Índice Nacional da Construção Civil) e a questão da localização. Sempre é importante comprar bem. Se for um imóvel usado que tu compres para ter rentabilidade na hora da venda”, recomenda.

Mesmo com a pandemia e o custo de vida aumentando dia após dia, segundo Souza, foi o período onde os investidores mais fizeram bons negócios. “O pessoal que compra para moradia ficou assustado, não fez financiamento, não sabia se ia perder ou não. Mas para o investidor apareceram muitas oportunidades, teve pessoas se desfazendo com valores mais abaixo do mercado. A crise criou oportunidades para investidores que compravam imóveis muito abaixo do preço e movimentou o mercado de alto padrão também”, explica.

Para ter certeza que com o tempo o imóvel vai valorizar, é necessário que ele tenha características únicas. “É preciso fazer uma pesquisa de mercado, localização e demanda. Não adianta comprar um imóvel popular, por exemplo, e achar que vai ter uma valorização exponencial. Depois, no final das contas, vão ter várias pessoas vendendo pelo mesmo preço e até abaixo para poder adquirir um imóvel com um padrão melhor. Tem que fazer uma análise, seja em terrenos ou loteamentos também. Quanto mais exclusivo, mais valorização”, pontua.

Capital do Vinho: local ideal para transações imobiliárias

Para o empresário, Bento Gonçalves é um ótimo lugar para transações imobiliárias com foco em investimentos. “Por ser uma cidade com morros e poucos lugares planos é muito da compra na localização. Até mesmo um imóvel de alto padrão se torna um investimento porque é exclusivo. São poucos bairros mais procurados, como São Bento, Cidade Alta e alguma parte do Humaitá, que circundam a área central. O Centro já não é mais interessante, a não ser com imóveis usados, não se torna investimento até pela questão de vagas de estacionamento que já estão bem dificultadas”, realça.

As oportunidades, de acordo com Souza, são muitas. “É só fazer uma boa pesquisa consultando um corretor que tenha informações em primeira mão sobre valorização e o que vai acontecer em cada região da cidade, até pesquisas com mudanças do plano diretor”, ressalta.

Dicas para quem quer investir, segundo Ismael Viana de Souza

1 – Procurar um corretor especializado na área;

2 – Buscar muitas informações junto à prefeitura, demandas de determinados bairros, crescimento de loteamentos, o que vai mudar para a construção, altura de prédios, números de andares;

3 – Como Bento é pujante na questão turística, tem tido muitos investimentos com relação ao Vale dos Vinhedos, São Pedro, em hotelarias, com rentabilidade, que é o sistema onde tu compra uma unidade hoteleira e tem o retorno do que o hotel está captando durante o mês;

4 – Na compra e venda dos imóveis, sempre fazer uma boa análise, procurar até mais de um consultor.

Foto: reprodução